domingo, dezembro 1, 2024
26.6 C
Vitória
domingo, dezembro 1, 2024
domingo, dezembro 1, 2024

Leia Também:

A ver navios

Como se o tic-tac de um relógio pudesse ofender alguém

Todos os relógios marcam sempre as mesmas horas – se um se atrasa, os outros atrasam também; se um se adianta, os outros idem, como dançarinos bem sincronizados nos bailes da realeza. Mauro Alterosa perdeu três casamentos por causa de uma singela coleção de relógios – que não morde nem mata.

*

Ava, paixão dos tempos da faculdade, no começo achava tudo lindo, até colaborou com alguns dos melhores itens da coleção. Depois achava engraçado, mudou para chato, e por fim insuportável. Cansei, você escolhe, seus relógios ou eu! Como se o tic-tac de um relógio fosse ofender alguém. Ou duzentos relógios?

*

Brenda entrou em sua vida por causa de um relógio. Anúncio nos classificados: Vendo relógio cuco alemão, funcionando. Mauro levou o relógio e a ex-proprietária para casa. No começo tudo correu bem, até que um dia…Você sabe porque vendi o relógio de estimação da minha avó? Mauro aposta no óbvio, Precisava de dinheiro? Não, porque odeio tic-tac de relógio! Se fue!

*

Carla Marina faxinava o apartamento nos sábados. Mauro saía cedo para vasculhar brechós e deixava recado na porta da geladeira: Não tocar nos relógios. Carla não apenas tocava, mas trocava de lugar, ou de posição. Mas deixava recado na geladeira: Poeira estraga os delicados mecanismos dos relógios. Tão bonitinhos!

*

Mauro achou que havia achado a mulher ideal, até que…Não aguento mais essa orquestra no meu ouvido, dia e noite. Deixou o pobre Mauro a ver navios. Explico: a janelinha do quartinho de despejo onde Mauro mantém os 86 relógios menos valiosos da coleção tem vista para o porto, onde os navios aguardam pacientemente…

*

Herdamos essa antiga expressão de Portugal, junto com a paixão por bacalhau. Há várias versões sobre suas origens, e gostei mais desta: No tempo dos descobrimentos, sem Internet ou cabogramas, o povaréu ficava no porto esperando os navios voltarem, pois vinham recheados de especiarias. Como demoravam a voltar, a expressão indica decepção, algo que deu errado.

*

Todos os relacionamentos do Mauro deram errado. Não que ele fosse mau sujeito, mas por causa dos relógios – objetos insensíveis que não o salvaram de morte prematura. Sendo um homem rico, deixou testamento – Todos os bens que possuo ficam para a ex-esposa que aceitar minha coleção de relógios, e dela jamais poderá se desfazer.

Mais Lidas