quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Abraço dos afogados

Nem as ótimas relações com o Instituto Futura, nem a agenda de obras anunciadas para a população com o apoio do padrinho Paulo Hartung (PMDB). Ninguém conseguiu ajudar o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), no cenário para a disputa do próximo ano. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) em A Gazeta, sobre a tendência de votos no município, confirma que a situação do prefeito vai de mal a pior. Em todos os cenários, entre os principais nomes, ele aparece na lanterna, em percentuais que não chegam a 10%. Interessante, que nada conseguiu ajudar Hartung também. Foi no município onde o governador obteve a pior avaliação de gestão, com 23,8% de aprovação. Se os dois são nomes que não se desvinculam, já que Rodney é produto político de Hartung, quem está afundando quem? O governador prejudica o resto de imagem de Rodney ou vice-versa? Provavelmente, as duas opções. O governador, que se intitula o “segundo prefeito de Vila Velha”, está numa encruzilhada e terá que arrumar um Plano B. Logo Hartung, que não costuma carregar cargas tão pesadas, vai conseguir se livrar da identidade com Rodney? Ao prefeito, só resta se agarrar no governador. Quem diria, a dupla Rodney-Hartung, que tanto brilhou em eleições, por enquanto, está mais para o “abraço dos afogados”.

Lembrando…

O Instituto Futura é conhecido por defender os interesses de Hartung. Quer dizer: o cenário pode ser ainda mais desastroso.

Lembrando II…

Assim como o mercado político previa, a pesquisa de Vila Velha ficou por último não foi à toa. A festa da cidade, com os anúncios de pacote de obras ao lado de Hartung, foi realizada entre o dia 18 e 24 de maio. A pesquisa nos dias 27 e 28 seguintes. O esforço, no entanto, foi em vão.

Substituto

Outra coisa: os números que colocam o deputado estadual Amaro Neto (PPS) – que nem de Vilha Velha é – na cabeça ao lado do ex-prefeito Max Filho (PSDB), acabam com a imagem de homem-mídia que Rodney faz questão de vender para a população. Além de ser da área e ter um programa popular para chamar de seu, Amaro defende como bandeira a segurança, setor que o “Rambo Capixaba” não conseguiu, mais uma vez, mostrar serviço.

Reação

Por falar nisso, o ex-vereador de Vila Velha, João Batista Babá, do PT, disparou contra o diretório municipal do partido, que não preparou um nome para entrar na disputa à prefeitura em 2016, nem construiu um projeto alternativo. “Se não acordar, acabará como sempre tem acontecido nos últimos pleitos eleitorais. Moeda barata no negócio da geopolitica”, protestou.

Reação II

Babá lembra que nenhum dos prováveis candidatos tem proximidade com o partido, pelo contrário, “não aliviam as críticas quando o assunto é o PT e o governo federal”. Fora Rodney, Max, Neucimar e Amaro Neto, sobraria o deputado estadual Hércules Silveira para apoiar, como já quase aconteceu. Mas ele não acredita que a candidatura dele ocorra.

Passou o trator

A aprovação do projeto Escola Viva na Asembleia Legislativa, nesta quarta-feira (10), mostra o tanto – para não diz o contrário – que o governo Hartung é democrático. Aquela balela de acatar sugestões da comunidade escolar não passava de cena. A manobra veio rápido, com a conivência da maioria dos deputados estaduais – somente três votaram contra e uma se absteve. O negócio com Hartung é assim: sai da frente, se não eu atropelo.

Está em todas

O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia, Enivaldo dos Anjos (PSD), não perde um lance. Além da CPI da Máfia dos Guinchos e da Sonegação Fiscal, ele vai comandar duas comissões especiais (do pedágio da Rodosol em Guarapari e dos 11,98%). Todos, assuntos que rendem visibilidade.

Vai cair?

No gancho da “vergonha alheia” pela qual passa a Secretaria de Segurança, que não consegue parar a quadrilha de roubos em delegacias, o deputado estadual Marcelos Santos (PMDB) cobrou respostas do governo e sugeriu o nome do colega de plenário Gilsinho Lopes (PR) para assumir a pasta, no lugar de André Garcia. A indicação é boa, mas… Gilsinho é calo no sapato de Hartung, Garcia apadrinhado.

Navalha

O secretário de Estado de Esportes, Valdir Klug, exonerou nessa terça-feira (9) a ex-secretária na gestão de Renato Casagrande, Lilian Siqueira da Costa Schmidt. Atualmente, ela ocupava o cargo em comissão de assessora especial. No ato do Diário Oficial, não aparece a informação “a pedido”.

Salvo

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), se livrou de encarar uma CPI na Câmara de Vereadores. Por 11 votos contrários e cinco a favor, o sindicato dos servidores (Sindimunicipal) não conseguiu emplacar a investigação das denúncias contra o petista. Dizem que a população compareceu para cobrar, mas nem assim.

Nas redes

“Estudantes do ES são agredidos por seguranças da Assembleia Legislativa dentro da Casa do Povo”. (Ninja ES – no Facebook).

PENSAMENTO:

“Só se pode conversar na sauna, pelado”. Sérgio Motta

Mais Lidas