quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Cheiro de pizza

O arquivamento de mais um inquérito da Operação Derrama, desta vez livrando o deputado estadual Guerino Zanon (PMDB), é mais um sinal de que a pizza já está no forno, pronta para ir à mesa. O caso divulgado no jornal A Gazeta nesta sexta-feira (12), abre precedentes para que ocorra o mesmo com as outros inquéritos, a começar pelo também deputado estadual Edson Magalhães (DEM), o próximo a passar pelas mãos do procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, e dos ex-prefeitos presos investigados nas promotorias, além dos empresários da CMS Assessoria e Consultoria e etc. Embora Pontes sugira que são casos distintos, nos bastidores é clara a constatação de que não deve sobrar um, nem mesmo em Aracruz, onde a promotoria já ofereceu denúncia, com base no trabalho realizado pelo Núcleo de Operações às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc). É que as investigações revelaram exatamente o mesmo modus operandis em todos os municípios onde ocorreu o suposto esquema de cobranças de tributos das prefeituras. Se os argumentos de Pontes de que as provas foram obtidas ilegalmente valem para um, por que não para os demais? Dois anos depois, está aí o que faltava para sepultar de vez a tão temida Operação Derrama.

Cheiro de pizza II

O que chama atenção é o fato de o procurador-geral, que conhece a investigação de trás para frente, ter somente agora apresentado tais alegações. Por que não o fez no mesmo momento em que, digamos, separou o “joio do trigo”, decidindo pelo arquivamento em relação àqueles que tinham foro privilegiado, e o desmembramento dos demais inquéritos, ainda em 2013?

Antidemocrático

A negativa do governo do Estado e do secretário de Estado da Educação em receber os estudantes que fazem vigília em frente à Sedu é o retrato fiel do governo Hartung. Preferível fechar a secretaria e dispensar todo mundo, do que abrir as portas para o diálogo e o confronto de ideias. Agora, aguenta o tranco.

Recuou

Pela mudança de tom, o secretário de Estado de Segurança, André Garcia, percebeu – ou fingiu perceber – que trocou os pés pelas mãos ao se referir às instituições policiais no caso dos roubos em delegacias. O que um pedido de intervenção e de saída do cargo não fazem, hein…

Agora sim

A senadora Rose de Freitas (PMDB) voltou seus olhos para a internet e as redes sociais. Nesta sexta-feira (12), lançou seu site oficial, rádio e conta no Instagram. Só tem a ganhar.

Pensou bem

Depois de ser alvo de outdoors espalhados pela cidade e de pedido de CPI na Câmara, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), resolveu anunciar, nessa quinta-feira (11), reajuste salarial de 3,5% aos servidores municipais efetivos – 2% na folha de pagamento de julho, retroativo a abril, e 1,5% em setembro. Desta vez sentou-se à mesa com o Sindimunicipal?

Carreira solo

É raríssimo, mas de vez em quando acontece. Saiu uma crítica de dentro da Câmara de Vila Velha ao prefeito Rodney Miranda (DEM). Insatisfeito porque a prefeitura não atende a solicitações da Casa, e muitas vezes, nem as respondem, o vereador Ricardo Chiabai (PPS) soltou: “não podemos confiar em promessas feitas pela atual administração”.

Interlocutor

Hartung, que nunca foi chegado aos movimentos sociais, nomeou Francisco José Carlos, conhecido como “Chiquinho”, seu assessor de Relações Sindicais. Quer apagar incêndios.

Resistência

A propósito, entidades do Estado lançam, neste sábado (13), a Frente Capixaba de Lutas, em evento às 9 horas, no Sindicato dos Bancários, Centro de Vitória. Objetivo: reunir trabalhadores e juventude na luta por direitos e contra os cortes de orçamentos dos governos federal, estadual e municipais.

Estratégia

Com a ajuda da Prefeitura de Linhares, a Manabi vai marcando território em Regência, onde quer implantar seu porto. Até o gibi “Caboclo Bernardo – o Herói Capixaba” foi patrocinado pela empresa. Ao todo são 60 mil exemplares, distribuídos a estudantes e população, com a marca Manabi, que também já tentou seduzir a comunidade com a reforma do farol da vila. Por lá, por onde se anda há placas de “Fora Manabi”.

Nas redes

“Enquanto de um lado o secretário de Educação e seus comandados impedem o diálogo, do outro o governador PH coloca a polícia para intimidar os alunos”. (Ninja ES – no Facebook).

PENSAMENTO:

“Eu não sou teimoso. Teimosos são aqueles que teimam comigo”. Antonio Carlos Magalhães

Mais Lidas