Preparo as malas para minhas férias anuais, como sempre, Vitória. O clima por aí não está para férias, diz meu fiel escudeiro, ou seja, o I-phone, informando que faz frio e chove na jovem terra do velho Fernandes Coutinho. Confesso que checo o tempo a toda hora, porque o telefone não apenas me conta sobre as inconstâncias climáticas, mas faz uma encenação especial, com chuvas e relâmpagos na telinha. Eu sei, todo mundo sabe disso, mas não canso de assistir.
Por exemplo, no momento em que rabisco essa coluna, meio dia de uma quarta-feira, 22 de junho, vejo que a temperatura está a 21 graus em Vitória. Está chovendo e vai parar às 9.30 da noite. A alta tecnologia anda agora em tempo real. Mas chuva e vento sul devem ser preferidos ao sol e vento brando. De acordo com um estudo recente, a exposição ao sol é responsável por 80% dos sinais visíveis de envelhecimento na face. As belas capixabas que se cuidem!
A pele é o maior órgão do corpo humano, e o que apresenta mais cedo os sinais de envelhecimento. O entendidos recomendam, “O uso diário do filtro solar é tão importante quanto escovar os dentes”. O mesmo estudo diz ainda que as pessoas acima dos 40 anos que ficaram muito tempo tostando ao sol aparentam ter 5 anos a mais que aquelas que preferem a sombra. Quem já sabia disto era a atriz Lana Turner, que nunca pegava sol no rosto.
Os Raios Ultravioletas são responsáveis por 95% da radiação solar que atinge a Terra. Portanto, nossa pele, criando rugas, manchas escuras e dilatando os poros. Mas não apenas a beleza fica prejudicada por sol demais. De acordo com a Fundação Nacional do Câncer de Pele, mesmo o sol que se pega através dos vidros do carro e das janelas têm efeito cumulativo, estragando a pele e aumentando os riscos de câncer.
Portanto, filtro solar, gente. No inverno e se você passa muito tempo em locais fechados, basta passar uma vez, pela manhã. Mas no verão e se você passa muito tempo ao ar livre, o creme deve ser aplicado a cada 2 horas. O Fator 15 é suficiente, preferivelmente de amplo espectro, que protege contra UV e UV-B. No topo da mão, a parte mais afetada por câncer de pele, deve-se passar o creme várias vezes ao dia. Em tempo: Use filtro solar sem Vitamina A.
Mas tem mais coisas sob o sol além de raios envelhecedores e radicais livres. Outro estudo sobre o envelhecimento precoce revela que as pessoas que aparentam ser mais jovens que sua idade biológica são aquelas que “acreditam que a meia-idade começa 15 anos mais tarde”. Essas pessoas, em qualquer país ou em qualquer cultura, seguem o mesmo padrão de crenças e comportamento, e estão sempre aprendendo novas habilidades.