No dia 28 de abril de 2010, quando se sentou ao lado do então governador Paulo Hartung para anunciar que estava substituindo o vice-governador Ricardo Ferraço na chapa palaciana, Renato Casagrande começou a perder a eleição. Não aquela, que ele acabou vencendo, mas a que se consumou nesse domingo, 5 de outubro de 2014.
Naquele momento, Casagrande era candidato isolado ao governo do Estado, disputaria contra Ricardo Ferraço e tinha chances de ir para uma disputa dura, porém aberta e com chances de vitória. Faria um governo livre, sem a sombra de seu antecessor.
Construiria um caminho político diferente, perdendo ou ganhando, e se firmaria como uma grande liderança política do Estado. Mas preferiu o caminho mais fácil. Na baciada de apoios do PT e do PMDB nacionais aos governadores do PSB, em troca da cabeça de Ciro Gomes, Casagrande acabou se unindo ao grupo de Hartung e limpou o campo de disputa eleitoral para ser eleito pelo bloco da unanimidade.
Mas isso lhe custou caro. Uma vez no governo, Casagrande teve de fechar os olhos para os problemas encontrados, demitiu Sandra Cola, quando a então superintendente de Comunicação disse que o “colchão” de Hartung não estava tão recheado como ele dizia. Fez vista grossa para os desmandos dos aliados de Hartung dentro de seu governo e defendeu o ex-governador o quanto pode.
Neste sentido, abriu espaço para que seu antecessor continuasse alimentando seu recall enquanto o socialista se desgastava política e administrativamente. Casagrande pagou todas as contas que Hartung deixou em aberto por sobre a mesa.
Esperava Casagrande que a tão festejada unanimidade que o elegeu pudesse ser mantida em 2014, mas o que o governador não contava era que os planos de Hartung fossem outro. Casagrande “furou” a fila sucessória e desarrumou as articulações que Hartung havia costurado para ele e seu grupo, do qual Casagrande nunca fez parte.
Fragmentos:
1 – Anselmo Tozi (PSDB) e Haroldo Correa Rocha (PMDB) não se elegeram. Será que estão tristes ou preparando o retorno para as secretarias de Saúde e Educação, respectivamente?
2 – Hartung vai fazer campanha para Aécio Neves no segundo turno da eleição nacional ou vai manter a tradição de não se envolver na disputa presidencial?
3 – O Espírito Santo elegeu pela primeira vez uma mulher para o Senado, em compensação para a Câmara dos Deputados o Espírito Santo mandou apenas homens.