Na semana decisiva para a classe política capixaba em relação ao processo eleitoral deste ano, o presidente do PT capixaba, João Coser, anuncia a vinda da presidente Dilma Rousseff ao Estado. Sua presença em terras capixabas para o PT é providencial, já para a presidente, são outros quinhentos.
O PT acaba de lançar uma chapa majoritária por força das circunstâncias. Roberto Carlos não vinha cotado para a disputa. É deputado estadual de primeiro mandato. João Coser, que tem uma trajetória mais, digamos, substancial, vai atender ao interesse da nacional em tentar eleger o maior número possível de senadores para dar suporte ao segundo mandato de Dilma, caso ela vença.
O palanque surge em meio a movimentações polêmicas. Foi decidido após uma reunião com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Daí a impressão da classe política de que se tratava de uma estratégia para fortalecer a candidatura do peemedebista. Neste sentido, fica fragilizado.
Ainda mais porque o PT precisa reunir aliados para a disputa. O PDT quer fazer a coligação na proporcional, mas busca liberdade para negociar o apoio majoritário. O PR também não vai com ele. O senador Magno Malta saiu da Convenção Nacional do partido alegando que não vai com o PT, que não vai com Dilma.
E o PMDB, de Hartung, está cada dia mais próximo do presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG). Sozinho, o PT precisa de fortalecimento no Estado, e nada melhor que trazer seu principal quadro político, a presidente, para tentar fortalecer o partido.
Se para o PT a vinda de Dilma é boa, para a presidente o momento não é tão bom. O partido nunca foi uma preferência da população e, neste momento, Aécio está forte no Estado. Dilma receberá em sua visita a conta das demandas capixabas, muitas delas frutos da falta de articulação e competência técnica dos gestores e da classe política, mas como Dilma também não conta com a simpatia da maior parte da imprensa capixaba, vai acabar pagando o pato. No entanto, como a disputa eleitoral promete ser acirrada, a vinda dela pode facilitar o caminho para conquistar o pequeno eleitorado capixaba.
Fragmentos:
1 – A Executiva Estadual do PSDB se reúne na manhã desta quinta-feira (26), na sede do partido, na Praia do Suá, para discutir os encaminhamentos da convenção tucana, que será na próxima segunda-feira (30), das 10 às 13 horas na Câmara de Vitória.
2 – O ex-governador Paulo Hartung estaria concluindo o discurso que apresentará na convenção do partido para apresentar à análise dos convencionais, no próximo domingo (29).
3 – Tem pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral para o governo e Senado.