quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Fator complicador

A anunciada candidatura do deputado Theodorico Ferraço (DEM), o Ferração, dá uma mexida e tanto na composição de chapa para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, com repercussão que incomoda o centro de poder do Palácio Anchieta.
 
Com elevado percentual de votos e prestígio sedimentado na região sul do Estado, Ferração atinge em cheio as pretensões do ex-prefeito de Vila Velha e secretário estadual de  Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda, do mesmo partido, de concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. 
 
Rodney desfruta de baixíssima receptividade eleitoral, dependendo do apoio do governador Paulo Hartung, como das vezes anteriores em que se elegeu prefeito e deputado estadual. Sua atuação, no entanto, não conseguiu ampliar a densidade junto ao eleitorado. 
 
Desta vez, porém, dificilmente ele poderá formalizar sua candidatura, considerando que a influência de Hartung no DEM é conflituosa, apesar do bom relacionamento com o presidente nacional da sigla, Rodrigo Maia, com quem tem conversado ultimamente sobre composições de nível nacional.
 
As investidas do governador no DEM estadual, em 2017, quando ele ensaiou sua saída do PMDB, sofreram pressão de Theodorico Ferraço, que ameaçou sair pela outra porta junto com a mulher, Norma Ayub.
 
Pesa contra Rodney, ainda, o estreito relacionamento de Hartung com o ex-prefeito de Vila Velha e ex-deputado federal Neucimar Fraga (PSD), detentor de grande prestígio no Palácio Anchieta.
 
Neucimar se transformou em um dos quadros mais prestigiados de Hartung, por sua lealdade e penetração junto ao eleitorado de Vila Velha, o segundo do Estado, atrás somente do da Serra. 
 
Dificilmente o governador adotará Rodney em detrimento de Neucimar nas eleições deste ano. Assim, segundo avalia o mercado político, tudo se encaminha para Rodney ficar sem chão.
 
A candidatura de Ferração, político hábil e com a marca de destemido, é também uma forma de abrir perspectivas mais positivas para o filho, o senador Ricardo Ferraço (PSDB), que aparece mal nas pesquisas eleitorais que circulam nos bastidores.

Mais Lidas