quinta-feira, setembro 12, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, setembro 12, 2024

Leia Também:

Kamala & Donald

Se bem me lembro, falaram a mesma coisa quando Moliere inventou o cinema

Não passa um santo dia sem que a imprensa não nos surpreenda – fake news ou verdade inquestionável? Mesmo não tendo resposta para tudo, a IA – Inteligência Artificial – entrou na ordem do dia, ou seja, todos falam nela o tempo todo. Por que não eu? As cenas idílicas entre Mr. Trump e sua arqui-inimiga Kamala Harris, que bombaram na mídia, nos mandam sinais de alerta -Há dúvidas.

*
Ou seja, duvide de tudo e de todos, a não ser da sua santa mãe. Mesmo assim, há controvérsias. Lembra das “mentirinhas leves” que ela contava? Estude e você vai ficar milionário; Deus ajuda a quem cedo madruga; Se comer verdura você passa num concurso público; Toma essas vitaminas pra não ficar careca! Coisas de mãe, cheias de boas intenções. A IA mudou tudo isso, e o futuro é um imenso oceano de falsas aparências – só flutua quem mente mais e melhor. Se bem me lembro, falaram a mesma coisa quando Moliere inventou o cinema.

*

Duas cantoras famosas recentemente fizeram campanhas para Trump em seus shows – sem nunca ter feito e sem ganhar cachê. Se fosse criar uma situação para provar para sua mãe que ela estava errada e você se deu bem na vida sem fazer o que ela mandou, qual foto você enviaria: a) Na cama com Madona; b) No palanque red/blue com Trump. Acredite se quiser mas duvide se puder) A segunda opção venceu, embora com margem estreita. Madona não está em boa forma? Um corpinho enxuto pode ser efeito IA, mesmo na frente de milhares de pessoas cantando “Like a prayer”.

*

Na tentativa anual de me livrar dos excessos, doei algumas roupas usadas mas em bom estado para o Exército da Salvação: ES – que também pode indicar Espírito Santo, que tanto pode ser um estado na região leste do Brasil ou a terceira pessoa da Santíssima Trindade (Desconfie de todos). Outro detalhe Altamente Irrelevante: bom estado pode indicar que as roupas estavam em condições apropriadas para o uso, ou que vieram de um bom estado da federação. Quanto à federação…

*

Para não errar na grafia no momento sublime da doação, consulto o Pai dos Burros – Google – para não escorregar nas complexas variações do verbo dar, que é um velho conhecido nosso. É mesmo? Sempre dou algumas roupas, vós dais? Antigamente eu não dava, vós dáveis? Se mais tivesse, mais daria, vós daríeis? Não é uma gracinha? Imagina esse papo em um ônibus lotado, na hora do rush. Informação necessária: o corretor eliminou todas essas expressões, portanto, quem sabe mais, o corretor ou eu? Cuidado, não passe adiante o que você não conferiu pessoalmente.

*

Sempre à frente de seu tempo, em 2001 Spielberg lançou ‘Inteligência Artificial’, que liderou as bilheterias nos Estados Unidos por duas semanas e foi indicado a várias premiações. Isso quando pouca gente havia ouvido falar em IA, que pode indicar também a primeira pessoa do pretérito perfeito do ver ir – Eu ia, mas choveu. IR pode ser a sigla de Imposto de Renda. Todos odeiam, mas é a única coisa que quem não paga inveja quem paga. Em inglês, AI pode ser uma reação a uma martelada no dedo. A Internet está cheia de instruções para fabricar AÍ em casa e ficar rico. Satisfação garantida ou AI de você.

*

AI combina bem com Ação Integrada – unidos venceremos – tornando-se o maior avanço da ciência de todos os tempos. Mas se formos um pouquinho mais adiante e pudermos substituir a IH – que acumula fiascos em momentos históricos, pela IA, talvez possamos eliminar as guerras, a fome, e a intolerância nesse pequeno globo que nos abriga, AÍ sim, terá valido a pena.

Mais Lidas