Há alguns anos, o jornal Século Diário sofre um processo de censura prévia. O jornal está proibido de citar o nome de um determinado magistrado em qualquer matéria. Neste caso, o interesse particular venceu o interesse público da informação.
Essa é uma situação bem diferente do que aconteceu no episódio envolvendo a participação do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na campanha de reeleição do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), Carlos Casteglione (PT). No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o entendimento foi de que a decisão de primeiro grau impôs uma censura prévia, já que não poderia impedir a Justiça a divulgação pelos veículos locais do apoio do ex-governador ao prefeito.
Mas o Tribunal ignorou o fato público e notório no município de que houve duas inserções de 30 segundos do candidato do PT com a participação do ex-governador. Isso não é material jornalístico e sim propaganda eleitoral. E neste ponto a legislação é clara.
O PMDB de Hartung está coligado com o palanque de Glauber Coelho (PR) e, por isso, ele não poderia participar da campanha de Casteglione. É simples. Nos mesmos moldes, a Justiça de Guarapari tirou Hartung da propaganda eleitoral de Edson Magalhães (PPS).
Com a decisão, fica a dúvida se as regras não valem para o ex-governador. Se houve confusão entre o que é material jornalístico e o que é propaganda, é só seguir a orientação de George Orwell: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
Fragmentos:
1 – Nesta quarta-feira (12), um grupo de atores sociais do município de Vila Velha vão buscar um diálogo com a candidatura do ex-prefeito Max Filho (PSDB).
2 – O que chama a atenção é que o encontro não será no tradicional reduto dos Mauro, o Dispensário São Judas Tadeu, na Prainha, e sim no Cerimonial Praia da Costa. Será o efeito da filiação ao ninho tucano?
3 – Por falar em tucano, há quem diga que o presidente do PSDB do Estado, César Colnago, anda sumido da campanha na Capital. Bom, pelo menos em Vila Velha, ele tem se feito presente na campanha de Max Filho.