Sábado, 27 Abril 2024

O trabalhador deve ocupar seu espaço

Iniciamos um novo ano, janeiro de 2024, 1/12 avos do tempo de um ano, já se vai e sempre começamos a cada dia com a expectativa de um Brasil Esperança para todos.

Depois dos "jingle bells", do 'feliz ano novo' para todo mundo, buscamos onde encontrar as portas que nos levem a este bem estar, a esta felicidade esperançada, esperada com as ações necessárias para construí-la, porque nossa felicidade ainda não está pronta, nunca esteve, é preciso construí-la a cada dia, dentro das suas possibilidades, limites e contradições, por exemplo de querer um mundo igualitário para todos, dentro de um sistema capitalista, onde o mais importante é o lucro selvagem e não o ser humano.

O povo trabalhador é um povo guerreiro, que acredita nos seus sonhos e deles não abre mão, pode não ter o conhecimento acadêmico, mas tem o conhecimento das experiências de vida. Vivendo e aprendendo, aprendendo e ensinando, que o dia da nossa sorte chegará, antes da nossa morte.

É importante refletir sobre o que queremos, é preciso ouvir e ser ouvido, aprender com o que passou e com o que está por vir. As mudanças acontecem, é preciso direcioná-las a favor dos nossos interesses e desejos. É preciso dar os sinais, deixar os recados nas ações de cada dia. É preciso ocupar os espaços e influenciar as transformações, precisamos ser sujeitos de nossas ações e realizações, para não viramos objetos dos interesses dos outros.

Precisamos nos organizar nos espaços em que vivemos, fazer encontros dos nossos, debater nossas vidas, no bairro, na cidade, no estado, no país, saber o que está acontecendo, nos informar sobre o que acontece, observarmos e conhecer as versões dos fatos, para sabermos se realmente estão de acordo com a nossa visão, para que falem de nós segundo nossos interesses, se não, falarão de nós segundo os interesses deles e assim nos colocam como objetos. Queremos ser sujeitos da nossa vida, e reproduzir a versão dos fatos segundo nossa visão, nossos interesses e desejos.

Queremos trocar conhecimentos sobre nossa forma de viver em sociedade, onde poucos têm muito e muitos têm tão pouco. Uma minoria que se diz conservadora porque não quer as transformações que precisamos, tenta convencer a maioria de que ampliar direitos para o pobre não é bom, que devemos ficar como estamos com poucos direitos. Do outro lado tem uma maioria, que é o povo trabalhador, que precisa dizer não, precisamos sim transformar esta sociedade tão desigual em uma sociedade justa. Nós, a maioria democrática e popular, precisamos participar das decisões, influenciar, assumir nosso lugar como sujeito das ações e da própria vida.

Precisamos nos unir na nossa luta, pelo bem-estar do povo trabalhador, o sindicalista, o povo trabalhador, rural e urbano, os servidores públicos, as professoras, fazer um encontro amplo de almas que querem a transformação desta sociedade. Vamos trabalhar para unir as bases de nossas igrejas povo, no campo e na cidade, com aqueles que lutam pelas nobres causas, que são tão caras e tão importantes para todos nós, como as lutas LGBTs, juventudes, mulheres, negros, entre tantos, para abrirmos as portas que nos esperam neste novo ano.

O ano de 2024, por ser um ano bissexto, quando fevereiro tem 29 dias, teremos 366 possibilidades de acordar e renovar nossas esperanças, 366 portas que se abrem a cada dia, para construirmos nosso bem-estar. O calendário nos apresenta, diversas portas com oportunidades estratégicas e uma das mais importantes é o processo eleitoral, que oficialmente se inicia em julho e encerra em 06 de outubro, dia no qual poderemos escolher nossos representantes municipais, majoritário, para prefeitura e proporcionais para a câmara legislativa para nossa cidade.

No calendário oficial a eleição tem data definida, mas nas nossas lutas diárias a disputa por espaço e por participação é permanente. Neste ano ainda teremos a influência da polarização entre a elite conservadora dos costumes e "status quo", versus uma maioria de povo trabalhador buscando justiça, democracia e participação popular.

A nossa sociedade é bela pela sua diversidade, com a participação de mulheres, negros, jovens, LGBTs, enfim nosso povo trabalhador, é com esse pessoal que devemos fortalecer nossa proposta de sociedade justa e democrática, identificando lideranças que se dispõem a nos representar nas eleições de 2024, para que possamos divulgar e apoiar em nossas cidades. Precisamos formar alianças com os representantes deste campo democrático e popular, para apresentarmos nossas propostas e sustentá-las até o dia da escolha de nossos representantes municipais, majoritários e proporcionais.

O que nos diferencia nesta disputa é a nossa luta por direitos, por emprego, por trabalho e renda, por uma melhor educação e saúde pública, por segurança, pelo enfrentamento à crise climática, pela agricultura familiar, que produz alimentos para nossa mesa e nos ajuda no combate à fome e à miséria.

Nas eleições de 2022, o povo trabalhador teve alguns avanços derrotando representantes do conservadorismo no governo federal, agora é chegada a hora de nos prepararmos para avançar na ocupação de espaço nas câmaras e nas prefeituras de nossa cidade. Precisamos fortalecer nossas alianças e divulgar para nosso povo os representantes de nossa luta diária, queremos fortalecer nossas lideranças que se dispõem a lutar junto conosco por um projeto de país justo, democrático, com participação popular. Precisamos estar atentos e fortes para as disputas políticas que teremos que enfrentar em 2024. 

A nossa unidade se faz na luta, na rua, no campo e na cidade. Precisamos apresentar nossas propostas, fazer os debates, trocar experiências, para transformar nossas cidades e contribuir para a transformação do país.

Somos o retrato da diversidade que forma este país, com diferentes culturas, diferentes sonhos, mas com uma só vontade, a de construir um país justo, democrático participativo, rico e soberano, sem perder a ternura, a alegria, como a que veremos no próximo carnaval. Vamos à luta, arregaçar as mangas, um bom guerreiro não foge à luta, estamos no caminho, lutando e construindo muitas vitórias para o nosso povo trabalhador.

Vamos aproveitar todas as portas que este novo ano nos apresenta para construir o nosso bem-estar. Só precisamos uns dos outros e um grande sonho para realizar e isso não nos falta.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 1

José Carlos em Terça, 30 Janeiro 2024 16:25

Que em 2024 tenhamos muitas oportunidades de reflexões como esta, oportunizada pelo Século Diário e seus colunistas. Sejamos sujeito das ações na construção de uma nova sociedade.?

Que em 2024 tenhamos muitas oportunidades de reflexões como esta, oportunizada pelo Século Diário e seus colunistas. Sejamos sujeito das ações na construção de uma nova sociedade.?
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/