Fatos e feitos: metade da população compra abóboras em outubro
Em uma ensolarada manhã de outubro, há 532 anos, o intrépido navegador CC chegou à Ilha de Guanahaní, nas Bahamas. Para os corajosos marinheiros modernos, que navegam os sete mares apenas com um cartão de crédito no bolso, a façanha perdeu muito de seu encanto, no entanto, foi mais arrojada que a primeira viagem à lua ou os satélites rondando nosso espaço sideral.
*
Mas fogos de artifício já não explodem para homenagear o explorador genovês: visto sob a fria luz da modernidade, Colombo virou persona non grata. No Brasil, 12 de outubro é dia da criança, e a Santa Padroeira Senhora de Aparecida desceu para o segundo lugar – quando lembrada! Colombo e sua fabulosa façanha ficaram chamuscados por fatos pouco heróicos para qualquer herói. Morreu inglório.
*
Nos States, o doze de outubro é feriado, mas ninguém fecha lojas nem salas de aula por causa disto, e o hino nacional só é cantado nos campos esportivos. Tudo igual! O povo tem memória curta, diz o povo. Procuro na Internet os fatos essenciais que deram origem às Américas e encontro apenas a propaganda da Magazine Luiza, na Rua 12 de outubro. Triste fim!
*
Outubro dá início ao tríduo do final de ano com o Halloween dia 29 – que não assusta ninguém. Portas e janelas já estão enfeitadas, as fábricas de balas e chocolates fazem hora extra. Outubro vem do latim, octo: indicando o oitavo mês do ano. Com o tempo mudou de lugar, mas não de nome: virou o décimo com a chegada de janeiro e fevereiro. Janeiro indica que o ano anterior ‘já era’, e fevereiro pede passagem par nosso carnaval. Tudo registrado no Google!
*
Personalidade de outubro: Gandhi. Fatos e feitos: metade da população americana compra abóboras em outubro. Que não comem: são essenciais na decoração de portas e jardins, ou para esculpir monstros amigáveis que ficam de sentinela nas portas e jardins. Quanto ao genovês, morreu feliz, acreditando ter chegado às Índias. Sem saber que seu feito nunca feito foi muito maior!