Deixa ver se eu entendi. Há uma série de denúncias graves relacionadas à Justiça capixaba no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inclusive bem recentes e que ganharam repercussão nacional, feitas pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa. Portanto, mais significativas ainda. Aí dois representantes do Conselho aparecem em Vitória e fazem uma inspeção no gabinete do atual presidente, Sérgio Bizzotto, durante dois dias. Vem o TJES e apresenta a explicação: os representantes do Conselho verificaram o andamento de expedientes administrativos e de processos judiciais que são de interesse público e de grande repercussão na mídia. Em seguida, o resultado, pra lá de contraditório: eles disseram que o tribunal está “de parabéns pela desenvoltura e celeridade dos processos”. Das duas uma: ou a pauta dos representantes do CNJ não era essa ou o Tribunal está querendo tapar o sol com a peneira. Qual você escolhe?
Dada a largada
O governador Paulo Hartung (PMDB) já abriu a programação eleitoral da disputa do próximo ano ao lado do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). Nessa quinta-feira (14), foi a estrela do anúncio da ordem de serviço para iluminação de 24 ruas e doação de uma quadra em São Torquato. “Neste mês de maio vocês vão cansar de ver o governador Paulo Hartung em Vila Velha”, avisou.
Estratégia
E olha só, assim como o “mestre”, Rodney resolveu colocar tudo o que não fez até hoje na conta do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Diz Rodney que a concessão da quadra foi um dos primeiros pedidos que ele recebeu ao assumir a gestão, mas não cumpriu o compromisso “por falta da parceria da antiga gestão do governo com o município”. Sei…
Sem abalo
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), continua de bola cheia com Casagrande. Será o debatedor em evento da Fundação Mangabeira da próxima segunda-feira (18), às 19 horas, sobre crise, reforma política e fusão partidária. Além de Luciano e Casagrande (mediador), participa do encontro o deputado federal Beto Albuquerque, vice-presidente do PSB.
Águas passadas
Pelo visto, Luciano conseguiu justificar seu encontro descontraído e discreto com o emissário de Hartung e seu chefe de Gabinete, Robinho Leite. E tem explicação?
Tiro no pé
Ainda sobre Luciano – porque ele está demais! -, que vexame essa história da nomeação do ex-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Tarcísio Foeger, como gerente de Controle Ambiental de Vitória. Achou que ninguém iria contestar? Deu no que deu: foi obrigado a exonerá-lo no dia seguinte.
Inferno astral
Enquanto isso, o prefeito de Vitória continua levando pancada por conta do seu projeto de securitização. Depois do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) publicar artigo em A Gazeta com críticas à proposta, nesta sexta-feira (15) foi a vez do vereador Serjão Magalhães (PSB). “Querer que autorizemos a toque de caixa, beira o desespero”. É, Luciano…
Depois não aguenta
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), ainda ignora o sindicato dos servidores públicos (Sindimunicipal), que desde o início deste ano encaminha ofícios ao petista para debater a pauta de reivindicações. Indignado com o que considera “desrespeito e omissão”, o sindicato dá um ultimato ao prefeito: vai esperar até dia 25 deste mês. Caso contrário, “adotará postura energético em relação às improbidades neste governo municipal”. Copiou, Casteglione?
Convenção
O ninho tucano de Vitória se reúne neste domingo (17), no plenário da Câmara de Vereadores. Só vai dar um assunto: eleições 2016.
140 toques
“Afinal, de quem é o avião que caiu em Afonso Cláudio/ES e ia para Brasília???”. (Ex-deputado estadual Cláudio Vereza – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Qual tem sido o efeito da coerção? Tornar louca metade do mundo e hipócrita a outra metade”. Thomas Jefferson