quinta-feira, dezembro 26, 2024
26.6 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Pegando gosto

A pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (24), no jornal A Gazeta, mostra um cenário muito parecido com o que foi observado na pesquisa Brand/Século Diário publicada no dia 9 passado. Na menção estimulada, Amaro Neto (SD) segue cerca de dez pontos à frente do prefeito Luciano Rezende (PPS) e Lelo Coimbra (PMDB), dez pontos atrás do popular-socialista.

Esse cenário deixa bem definida como está sendo a corrida eleitoral. Amaro é o candidato a ser batido, Luciano Rezende parece estar próximo do teto e Lelo Coimbra é o candidato que mais vem crescendo com a saída de Luiz Paulo Vellozo Lucas  (PSDB), o que fez com que ele pegasse gosto pela disputa.

O deputado federal começou o processo, ainda no final de 2015, desacreditado. Mesmo sendo do PMDB, não teve apoio da principal estrela o partido, o governador Paulo Hartung, mas não desistiu da construção de um palanque para a disputa eleitoral. Sem a garantia de que terá o apoio de Hartung em 2018 para uma nova disputa à Câmara dos Deputados, o parlamentar precisava colocar seu nome na barraquinha e está vendendo.

Com o início do processo eleitoral, sobretudo, a partir desta sexta-feira (26), quando começa o horário eleitoral, já tem mais tempo do que os outros, Lelo Coimbra parece ser o candidato com mais condições de crescer.

Há quem aposte no desgaste de Amaro Neto quando for confrontado, o que pode dar certo, pelo fato de o deputado estadual ser o político menos experiente no páreo. As instabilidades que Luciano Rezende tem demonstrado no embate com vereadores pode acender o sinal de alerta para os adversários e ser um ponto negativo para o prefeito, sobretudo em debates. Lelo Coimbra tem um perfil equilibrado e nada a perder, por isso, tem uma certa vantagem.

O problema para os três é o curto tempo de campanha. Amaro tem pouco mais de 40 dias para segurar a vantagem e Luciano Rezende para tentar se manter no segundo turno. Já Lelo Coimbra precisa correr atrás dos indecisos para tomar a segunda posição de Luciano Rezende. Será que dá tempo?

Fragmentos

1 – O que chama atenção na pesquisa do Ibope é o crescimento de André Moreira (PSOL) na pesquisa. Os 4% atuais mostram que o voto ideológico na Capital continua tendo uma fatia interessante do eleitorado.  

2 – Do deputado Euclério Sampaio (PDT) na sessão ordinária desta quarta-feira (24) sobre a Comissão de Justiça da Assembeia: “deveria se chamar Comissão de Inconstitucionalidade e maldade”.

3 – Aliás, Euclério Sampaio como independente é muito melhor deputado do que como governista. Essa capa não combina com o pedetista. Tem feito uma boa parceria com Sérgio Majeski (PSDB) no contraponto ao rolo compressor.

Mais Lidas