sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Pobreza musical

Apesar de trabalhar no meio, não tenho ouvido rádio como antes

Apesar de trabalhar no meio, não tenho ouvido rádio como antes. Mas outro dia fui ouvir e por um período longo. Não vou me ater em plástica das rádios, nem nas locuções e, muito menos, na quantidade de comercais. Vou falar das músicas.

Como essas músicas são sofríveis de letra, principalmente as rádios que só tocam “sucesso”. Não tenho como explicar tamanha pobreza das letras. A maioria das músicas fala de amor, mas é até difícil de entender. Coitado do povo que escuta essas rádios. A nova safra de intérpretes, de duplas, são os piores, salvo algumas exceções.

Falo tanto de sertanejas, como de funk, essas então nem se comenta. Até os pagodes têm coisas horríveis. Hoje deram o apelido dessas músicas de “sofrência”. É sofredor tanto na qualidade como na letra, para quem ouve.

Não é saudosismo, é indignação. Músicas com conteúdo, tivemos muitas na MPB, como Cavalgada, Ole Olá, Estrela de Madureira, Aquarela, Nem Morta, Como Nossos Pais, Águas de Março, O que é o que, As Rosas Não Falam, Amor de Índio, Ouro de Tolo, Que País é Esse, entre outras. Chego a arriscar duas sertanejas, mas com bom conteúdo: Evidências e Domingo de Manhã, cuja letra é de um capixaba.

Não entendo o porquê de tanta pobreza musical, se é preguiça de compor e ganhar dinheiro, enrolar os ouvintes da atualidade ou se o povo brasileiro ficou sem opção. Mas o fato que não dá mais para ouvir rádio com músicas de qualidade aqui no Brasil.

PARABÓLICAS

Keko Sinclair é um dos melhores cinegrafistas e editor de áudio e vídeo do Estado. Anda sumido.

Luis Claudio Casado, hoje assessorando o deputado Tonino Marques, fazia um dos melhores programas semanais na Universitária FM.

A Rádio Gazeta AM migrou para a faixa FM e sumiu. Não se ouve mais falar dela, de sua programação, de quem trabalha por lá.

Dias desses, numa mesa de padaria, Nero Neto, JRMignone e Fabio Pirajá lembravam de Guarnandir Coutinho e Luis Carlos Jose Coelho.

ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM

ACESSE TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=Z3rc-mds_5o
Roberto Carlos – O Portão

MENSAGEM FINAL
O segredo do demagogo é fingir ser tão estúpido quanto sua platéia, para que ela pense ser tão inteligente quanto ele. Karl Kraus

Mais Lidas