quarta-feira, fevereiro 5, 2025
31.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Requisitos

 

Dentro das contingências políticas entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, um nome apontado como capaz de preencher as necessidades dos dois poderes é o do petista Roberto Carlos (foto). Há inclusive conversas que cogitam uma possível nomeação do deputado estadual para a pasta hoje ocupada por Luiz Ciciliotti no governo do Estado, a chefia da Casa Civil. Por ter um perfil conciliador e jogo de cintura, Roberto Carlos reúne as condições que a função exige, capaz de intermediar interesses e conflitos. Diferente de Cicillioti, que embora seja da absoluta confiança do governador Renato Casagrande, não tem traquejo parlamentar, o que acaba resultando em constantes berros dos deputados em relação às demandas levadas ao Executivo. Com o mandato de Casagrande chegando à metade e uma reeleição pela frente em 2014, a mudança atenderia à necessidade de garantir um cenário tranquilo até lá. Resta saber para onde Ciciliotti poderá ser remanejado. É a dança das cadeiras. 
 
Aderiu
Por falar em Roberto Carlos, durante a fala do deputado na sessão desta quarta-feira (14) sobre a PEC da reeleição, chamou a atenção o discurso adotado por ele, o mesmo usado à exaustão no governo Paulo Hartung (PMDB). O primeiro secretário da Mesa ressaltou que o PT sempre esteve presente nas grandes causas do Estado, junto com aqueles que combateram o crime organizado. Também como nos velhos tempos, pecou pela generalização. 
 
Aderiu II
Interessante na utilização dessas duas palavrinhas mágicas que a classe política adora explorar, é que ninguém nunca toma posição de nada quando necessário, nem atribui nomes aos bois e fatos que remetem à questão. O lance mesmo é ficar no blá,blá,blá..
 
A propósito
Acabou o crime organizado no Espírito Santo?
 
Recuou
Pelo visto, a repercussão da entrada da vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB), na disputa à presidência da Casa rendeu dor de cabeça a ela ou foi precipitada. Rose não só apareceu na imprensa logo depois para dizer que não era bem assim, como deletou o post publicado no Twitter no último sábado (10), que fazia o anúncio oficial. 
 
Segue….
Caso prossiga com sua intenção, Rose será uma candidatura de oposição ao  deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o que certamente causará rachas dentro do partido. Enquanto isso, Henrique segue com suas articulações e já recebeu apoio do PT e PCdoB para suceder Marco Maia (PT-RS).
 
Seca
O prefeito cassado de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), vai continuar governando o município a partir do próximo ano, pelas mãos da sobrinha Amanda Rangel, do mesmo partido. Mas caso o Estado não consiga reverter a situação das perdas financeiras, terá que se acostumar a não farrear tanto com o dinheiro dos royalties, a marca de seu mandato. Vai sobrar novamente para Amanda. 
 
Constatação
O site da Câmara de Vila Velha não serve para absolutamente nada. Melhor tirar do ar. 
 
Circulando
Desde essa terça-feira (13), o Centro Cultural Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, expõe 60 peças criadas entre os séculos XVII e XX, que pertencem ao acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, localizado em São Mateus, um projeto do historiador Maciel de Aguiar. A cerimônia de abertura da exposição será no próximo dia 20 e as obras podem ser vistas até 16 de dezembro. 
 
140 toques
“A ministra do STJ [Superior Tribunal de Justiça] Eliana Calmon, uma das pessoas mais sérias do Judiciário, recebeu prêmio da Mesa Diretora da Câmara. Uma justa homenagem”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Não é possível mudar abanando moscas. Tem de remover o lixo”. Aloizio Mercadante 

Mais Lidas