segunda-feira, janeiro 13, 2025
25.5 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Só ‘nas internas’

Eis que, no apagar das luzes da eleição da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), os holofotes se voltam para um personagem que atuou nos bastidores do processo, quando o governador Paulo Hartung (PMDB) se viu em dificuldade para tirar a chapa de Gilson Daniel (PV) do caminho de seu aliado Guerino Zanon (PMDB). Trata-se do ex-secretário-coringa José Eugênio Vieira, superintendente do Sebrae no Espírito Santo. Nos governos anteriores de Hartung, ele passou pelas pastas da Administração e Recursos Humanos; Casa Civil; Educação e Cultura; Transporte e Obras; Desenvolvimento; e Chefia de Gabinete do governador. Neste terceiro mandato, ele não está localizado no primeiro escalão de Hartung, mas, pelo visto, continua tendo um papel importante nas articulações políticas de bastidores. José Eugênio aparece nas horas estratégicas e resolve os abacaxis, deixando Hartung tranquilo, tranquilo. 
Segue… 

 

No caso da Amunes, executando a manobra que liquida Gilson Daniel, para entregar a chave da entidade ao aliado Zanon. Que significa, também, enfraquecer a senadora Rose de Freitas (PMDB), já que o comando da entidade é estratégico para 2018.
Posição
Bombardeada nas redes sociais pela ausência na votação do projeto de terceirização nessa quarta-feira (22), a deputada federal Norma Ayub (DEM) usou seu perfil no Facebook para tentar se justificar. Disse que está de licença por motivos de saúde e garantiu se manifestar no retorno. Do jeito que os trabalhadores estão revoltados – com razão -, difícil convencer. 
Milagre!
Eles acontecem. Após anos, décadas, milênios presa no estacionamento da Câmara de Vitória, a Doblô do Fiscaliza Vitória foi vista nas ruas. Na manhã desta sexta-feira (24), passeava pelo Centro de Vitória. O projeto, idealizado pelo hoje secretário Fabrício Gandini (PPS), não teve outra utilidade a não ser gastar dinheiro público. Ainda assim, foi, como se vê, ressuscitado pelo atual presidente da Casa, Vinícius Simões (PPS).
Entrevista
Em entrevista a Século Diário que vai ao ar neste sábado (25), o deputado estadual José Carlos Nunes, candidato a presidente do PT capixaba, fala sobre a disputa interna do partido, a relação com o governo Hartung e as  perspectivas para 2018. Nunes separa a aliança com o governador da relação com o movimento de impeachment de Dilma e comenta a atual articulação das correntes do PT.
Em campo
Por falar em Nunes, ele realiza prestação de contas de seu mandato e cumpre agendas em municípios do noroeste do Estado nesta sexta-feira (24): Marilândia, Colatina, Baixo Guandu e Águia Branca.
O morro não tem vez
Guardas da Força Nacional fizeram uma blitz na manhã desta sexta na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em frente à subestação da Escelsa, na Enseada do Suá. Revistavam um homem. Enquanto isso, dentro de um ônibus que na hora passava ali, uma passageira comentou consigo mesma, um tanto irônica: “Eles podiam subir o morro”. Melhor esperar sentada.
Expectativa
Depois de levada à Câmara de Vila Velha, parece próxima do fim a polêmica envolvendo os aprovados no concurso da Guarda Municipal que ainda aguardam convocação para o curso de formação. O vice-prefeito Jorge Carreta (PSDB) prometeu apresentação do cronograma convocatório para o próximo dia 18. Serão mais 100 agentes, que se somarão aos atuais 280 – efetivo considerado necessário para a cidade é de 1.200.
Liderança
Nova comando na Associação de Vila do Riacho, em Aracruz (Acicosber). Leo Pereira foi eleito presidente, encabeçando a chapa dois. A posse será na próxima segunda-feira (27), ao lado do vice Paulinho da Farmácia. A entidade representa as demandas de 10 mil moradores, como construção de posto de saúde, utilização de mão de obra local e qualificação profissional.
Nas redes
“O Cônsul de Cuba no Brasil, responsável pelo Programa Mais Médicos, Roberto Gomez Castellanos, esteve hoje [sexta-feira, 24] em meu gabinete para tratarmos da renovação dos intercâmbios aqui em Cariacica”. (Prefeito Juninho – PPS – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Da força à injustiça há só um passo”. Confúcio

Mais Lidas