Segunda, 20 Mai 2024

​Sugestão: Soul Kicthen

Comédia alemã de 2009 que ganhou vários prêmios importantes, este filme de Fatih Akin é mais leve e diferente dos outros, que são quase sempre de temática política.

Zinos é chef do restaurante Soul Kitchen, que vive mal das pernas devido à administração ruim, além dos problemas com a infraestrutura. Ele está carente porque a namorada Nadine vai fazer um intercâmbio em Xangai.

No almoço de despedida com os sogros, Zinos encontra um amigo de infância Thomas e presencia a revolta de um cozinheiro criativo demais para os clientes, com paladar muito tradicional, que nesta noite se recusou a servir carpaccio quente.

Ele arruma uma briga com o cliente e é demitido na hora. Apesar do comportamento colérico, Zinos vê nesse cozinheiro maluco um potencial parceiro para o Soul Kitchen. O chef Shayn gosta do conceito do local que era antes um galpão abandonado e aceita o trabalho, desde que possa reformular todo o cardápio.

Zinos aceita, mas a ousadia de Shayn só afasta os clientes mais antigos. Na mesma semana que perdeu a clientela, Zinos ainda consegue uma hérnia de disco tentando carregar uma máquina de lavar louças sem um carrinho. Sabendo de suas dificuldades, seu amigo dos tempos de colégio Thomas reaparece, desta vez com uma oferta de compra pelo Soul Kitchen. Mesmo tentado a viajar para Xangai e matar as saudades da namorada, a memória afetiva do restaurante fala mais alto e Zinos se recusa a vendê-lo.

Zinos, já meio esperança, oferece o espaço de graça para uma banda tocar. A apresentação traz novos clientes, fazendo o negócio voltar a gerar dinheiro. Seu irmão, que é um ladrão em liberdade condicional, quer ajudá-lo, porque se apaixonou pela garçonete Lucia. Nadine começa a pressioná-lo de Xangai e, sem conseguir aguentar a carência, Zinos cede a gestão do restaurante para o irmão.

O humor deste diretor é um pouco estranho. Apesar de conter cenas trágicas e até deprimentes, o filme é classificado como comédia e o final é inverossímel e mal explicado.

Embora aconteçam coisas boas na vida do protagonista, não é possível chamá-lo de "happy ending", ou seja, bom para aqueles que gostam de humor ácido e não tão bom assim para quem simpatiza com os protagonistas, o filme está disponível no Mubi e na Amazon Prime.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/