Na estratégia do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), que cada vez mais aponta para o Palácio Anchieta, quem se destaca é seu supersecretário Fabrício Gandini. À frente da pasta de Gestão Estratégica e braço direito do prefeito, o vereador licenciado vem atuando para dar visibilidade à gestão municipal, criando as condições necessárias para que Luciano chegue em 2018 com capital para encarar a disputa ao governo. Ao fortalecer o aliado, valendo-se do território eleitoral que demarcou na cidade – ano passado foi novamente o campeão de votos na Capital -, Gandini mata dois coelhos numa cajadada só. Aumenta, também, sua influência na prefeitura, já de olho em projetos políticos futuros. Se eventualmente o prefeito se eleger, quem assumirá a gestão municipal será o vice, Sérgio Sá (PSB), que tem perfil considerado leal e tranquilo, garantindo o comando indireto e mais rígido de Gandini, que tem pela frente a possibilidade de disputar a Câmara dos Deputados e, mais adiante, suceder o próprio Luciano em Vitória. Agora se o prefeito ficar no meio do caminho…
Protagonista
Por falar em Luciano, o prefeito demorou, mas empossou nesta quinta-feira (29) o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) no Comitê de Gestão e Inovação. Troca de elogios, aquela coisa toda, o tucano chega como estrela ao grupo. Tanto é, que os demais membros serão anunciados somente na próxima terça-feira (4).
Protagonista II
Posse vem logo depois de informações na imprensa anunciarem que o Luiz Paulo assumiu cargo no Ministério das Cidades. O tucano havia comentando do convite do ex-adversário e novo aliado ainda em 2016. Nada aconteceu de imediato e até a existência de racha entre os dois chegou a circular nos bastidores. Se houve, de fato, parece resolvido.
Ninguém avisou?
Ainda em Vitória, a prefeitura esquematiza um estudo para se livrar da Cesan, mas parece que a informação na chegou à Câmara. No último dia 23, o legislativo homenageou a diretora Operacional da companhia Sandra Sily,com um certificado pelo Dia Internacional da Mulher.
Professor Paulo
A prefeitura de Conceição da Barra (norte do Estado) inaugura, nesta sexta-feira (31), o Centro de Excelência Educacional e Escola municipal de Ensino Fundamental “Jorge Duffles Andrade Donati”, ex-prefeito por duas vezes do município, morto em novembro passado. Mas o que chama atenção no evento é que o governador Paulo Hartung (PMDB) vai participar com uma aula inaugural. Donati e Hartung nunca se afinaram.
Sem amnésia
Com um temperamento forte, o prefeito não se curvava aos desígnios palacianos. Inclusive, na eleição de 2016, quando Donati tentava eleger seu aliado e atual prefeito Chicão Vervloet (PSDB), o governador, por meio de seus emissários, apoiou a candidatura adversária de Manoel Pé de Boi (PMN). Agora, vai inaugurar obra, confiando na memória curta do eleitorado do ex-prefeito.
Aliás…
Interessante, também: o governador vai fazer aula inaugural em escola municipal em Conceição da Barra, quando na cidade vizinha, São Mateus, os alunos fazem protesto contra o fechamento de turmas. Foram mais de 500 em todo o Estado, além de escolas e turnos.
‘Tá’ demais
Só dá o governo do Estado nas redes sociais do prefeito de Cariacica, Juninho (PPS). É pose pra foto com Hartung, encontro com o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto, reunião com deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT)…que beleza, hein!
Muitos capítulos
A Cyrela, incorporadora responsável pelo condomínio Grand Parc Residencial Resort, cuja área de lazer desmoronou em junho do ano passado, na Enseada do Suá, em Vitória, expandiu seu escritório no prédio empresarial vizinho. Logo do ocorrido descolou uma sala, destinada ao administrativo, e agora ampliou para três, uma ao lado da outra. Ou seja, essa novela ainda vai demorar a acabar.
Nas redes
“É com tristeza que vejo Cariacica entre as cidades que menos investem em Saúde e Educação em nosso Estado. Por mais dificuldades que todos os municípios estejam passando com a crise econômica, é fundamental que se estabeleçam prioridades em uma administração. Os investimentos necessários para a Saúde e a Educação podem parecer caros para uma Prefeitura. Mas qual o custo da ignorância? Qual o custo de uma Saúde ineficiente?”. (Deputado estadual Marcelo Santos – PMDB – no Facebook).
(Colaborou Renata Oliveira)
PENSAMENTO:
“Não corrigir as próprias falhas é cometer a pior delas”. Confúcio