quarta-feira, dezembro 25, 2024
27.9 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 25, 2024
quarta-feira, dezembro 25, 2024

Leia Também:

Tem candidato

Com a oficialização da Rede Sustentabilidade e a consequente saída do prefeito da Serra Audifax Barcelos do PSB, para ser o “dono” da nova sigla, o ex-governador Renato Casagrande vai dedicar todos os seus esforços no palanque do deputado estadual Bruno Lamas, ex-vereador com reduto no município. Casagrande tem muito interesse na Serra, cidade mais populosa do Estado, e de onde saiu vitorioso da briga contra o governador Paulo Hartung (PMDB) nas eleições de 2014. A presença dele por lá deve ameaçar a fórmula de Hartung, que já há algum tempo faz movimentos para equilibrar ao seu redor as candidaturas dos antigos adversários políticos locais, Audifax e o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). As investidas de Casagrande vão acabar forçando o governador a assumir um palanque prioritário, dentro daquela expectativa de que a disputa municipal será uma reedição da batalha entre as duas principais lideranças políticas do Estado. Aí, o palpite é certo: Vidigal na cabeça.

Acirrada

Com Bruno Lamas, já são cinco os prováveis candidatos na Serra. Há ainda o ex-deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) e também um nome do PT – o deputado federal Givaldo Vieira ou o ex-deputado estadual Roberto Carlos.

Vai?

O partido de Casagrande está em campo para arrebatar candidatos. O professor Wilton Pires Júnior, conhecido como Júnior Bola, foi convidado para se filiar ao partido e encarar a disputa a prefeito de Vila Velha. É outro município que já tem candidato saindo pelo ladrão.

Impressões

O advogado André Luis Moreira, que já fez papel de oposição em eleição da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), usou as redes sociais para opinar sobre a saída de Luciano Machado da disputa. Para ele, trata-se de manobra e golpe do atual presidente Homero Mafra, que agora é o candidato da situação. “Homero queimou três pré-candidaturas”.  

Tapete vermelho

A deputada estadual Janete de Sá (PMN), no auge do bate-boca com o tucano Sérgio Majeski na sessão dessa terça-feira (22), quando se debatia o projeto que favorece os monocultivos no Estado, bateu no peito para dizer, repetidamente: “tenho muito orgulho da Vale”.

Contradição

Agora, interessante o posicionamento da deputada. Ela reivindica para si o título de defensora do meio ambiente, vende a bandeira contra os maus-tratos aos animais, etc. e tal, mas liberar os plantios de eucalipto e de qualquer monocultura, tudo bem, qual o problema?

Junto

O ex-governador Max Mauro (sem partido) passou a ser presença garantida nas tradicionais reuniões de segunda-feira realizadas pelo seu filho, o ex-prefeito e deputado federal Max Filho (PSDB), na Prainha, em Vila Velha.

Abrangência

Helder Salomão (PT) se reúne nos próximos dias com lideranças de Guarapari (sexta) e Fundão (segunda, 28) para, segundo ele, colocar seu mandato na Câmara dos Deputados à disposição, ouvir demandas e prestar conta de suas ações. São mais movimentos que ele faz para fora de Cariacica, embora também não largue o osso do seu reduto eleitoral.

Entrelinhas

Do vereador de Vitória Max da Mata (PSD), no Twitter, nessa terça-feira (22), dia em que deixou a pasta municipal de Meio Ambiente: “Dia Mundial Sem Carro, feliz, livre, leve e solto…rs”. Sintomático, não?

Nas redes

“Mais uma vitória do povo serrano. O Fórum permanecerá no Centro da Serra. Viva a Serra!”. (Audifax Barcelos – de saída do PSB – no Facebook).

PENSAMENTO:

“A ocasião faz o aliado”. Antonio Carlos Magalhães

Mais Lidas