A disputa à prefeitura de Vila Velha parecia calma até que…apareceu o deputado federal Max Filho (PSDB). E aí, haja fato político! Em pouco tempo, teve o burburinho do PMDB, que resolveu pular para o lado do prefeito Rodney Miranda (DEM), reduzindo bastante o tempo de TV da campanha tucana; a polêmica da Rede Sustentabilidade com a imposição da estadual sobre a aliança com Rodney, que o diretório municipal não acatou e sinaliza apoio a Max; e, agora, essa história publicada em A Tribuna dando conta de uma articulação com o presidente da Câmara, Ivan Carlini, do partido de Rodney, para colocar em votação o julgamento de contas de Max da época de prefeito, o que pode torná-lo inelegível em caso de rejeição. Embora do PSDB e hoje mantendo uma relação até cordial com Paulo Hartung (PMDB), Max está longe de ser o candidato que o governador gostaria de ver na prefeitura de Vila Velha. Sem ele no páreo, o cenário não oferecia ameaça a Hartung. Ganhando seus aliados Rodney – missão árdua – ou o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), estaria tudo ótimo. No caso de Max, não é bem assim. Mesmo entrando na disputa de última hora, o deputado aparece no topo dos levantamentos eleitorais, e não está sob controle do governador. Fora isso, tem o histórico de embate dos dois, exatamente do período em que o tucano era prefeito e Hartung já governador. Dá para achar que tudo isso na passa de coincidência?
‘Baixa’
Informações de bastidores apontam que a empresa de palestras do governador Paulo Hartung (PMDB) citada na coluna anterior – Hartung Palestras e Assessoria Eireli – não está mais ativa. A profissão, no entanto, segue a todo vapor. Hartung circula por tudo quanto é lado, no Estado e fora dele, com suas palestras.
Denúncia
O nome da empresa apareceu na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral dessa segunda-feira (15). Trata-se de uma representação do Ministério Público Eleitoral por suposta doação de recursos acima do limite legal. É só o que se sabe, até aqui.
Cenário
Do deputado federal Givaldo Vieira (PT), candidato a prefeito na Serra: “O que ouvimos das pessoas na Serra é que estão cansadas com essa repetição de entra um sai o outro, por 20 anos (…) Verdadeira polarização é de um lado indeciso e de outro a dupla que já está na cidade. Por que há indecisos, se há polarização? Algo não bate”.
Entrelinhas
Ainda na Serra, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) voltou a desejar melhoras ao prefeito Audifax Barcelos (Rede) nas redes sociais. No meio da mensagem, chamou atenção a frase “Meu irmão Audifax, seu legado está e será defendido”. É que por lá são recorrentes os comentários sobre a possibilidade de Lamas assumir o palanque. Ele nega.
Bônus
Com o ouro conquistado pela dupla de vôlei de praia Alison e Bruno, na madrugada dessa sexta-feira (19), agora todo mundo quer dizer que faz muito pelo esporte para levar um pouco do bônus. Hartung e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), por exemplo, correram logo para as redes sociais avisando que apoiam Alison. Mas, o que escuto por aí, é o contrário: fazem o mínimo.
Corte
Só para lembrar, o governador estabeleceu uma crise no setor em 2015, primeiro ano do atual mandato, quando paralisou por meses o programa Bolsa Atleta, que incentiva os atletas capixabas com uma bolsa mensal.
Filme repetido
As queixas da população sobre a infestação de mosquitos em Vitória fez com que o vereador Reinaldo Bolão (PT) recordasse, no Facebook, de uma disputa dos anos 80. “Como forma de protesto contra a incapacidade do governo municipal de conter uma epidemia de dengue, a cidade de Vila Velha elegeu um inseto para ocupar a cadeira da prefeitura. O nome ‘mosquito’ apareceu à frente dos reais candidatos a ???prefeito???”.
Segue…
Quem se recorda dessa época, diz que o mosquito ganhou foi do então candidato pelo PT, o ex-chefe da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Magno Pires. E olha que ele tinha a máquina na mão.
Nas redes
“Recebi representantes da Praia do Suá e Praia de Santa Helena retratando, mais uma vez, a triste realidade dos usuários de crack que se proliferam nestes bairros”. (Vereador de Vitória Serjão Magalhães – PTB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Preocupada repousa a cabeça de quem usa a coroa”. Willian Shakespeare