“May the fourth be with you”
Como acontece todos os anos, maio chega com flores – é primavera no hemisfério norte, iniciando a temporada dos dias mais quentes e mais longos. O nome vem do latim, Maius, homenageando Maia, deusa da fertilidade, tanto no panteão grego como no romano. Fazendo a transição entre o verão e o inverno, maio representa a vitória da vida contra a morte. Amém!
*
É por isso que me sinto rejuvenescida ao comemorar mais um aniversário no mês das flores. Não são poucos, mas não revelo quantos – quem perderia tempo em contar quantas flores temos em maio? Como acontece com todos os meses, maio celebra muitos eventos, alguns bem inusitados -Dois de maio é o Dia Internacional do Harry Potter. Um pouco de mágica sempre ajuda, e quem não gostaria de esconder no armário uma varinha de condão? Bastaria um toque, e todos os bons momentos da vida se repetiriam continuamente.
*
Por uma fortuita coincidência e por conta própria, o quatro de maio se tornou o dia de Guerra nas Estrelas – May the fourth be with you: Que o quatro de maio esteja com você. Lucca não percebeu o trocadilho, mas os fãs não deixaram passar. Outro grande da ficção, Sherlock Holmes apareceu pela primeira vez em 22 de maio de 1887, na Revista Beeton’s Christmas Annual. O caso em estudo foi Um Estudo em Vermelho.
*
Um aniversário não acontece por acaso, e vamos acumulando anos como quem coleciona selos – filatelistas do tempo – com paciência e persistência. Em um grupo de amigos de todas as idades, o filatelista e estudioso do comportamento humano JC pergunta o que faz um filatelista – e ninguém soube responder. Houve um tempo, porém, que colecionar selos era uma atividade intelectual prazerosa, lucrativa e amplamente divulgada. Os três heróis da ficção reverenciados em maio já ganharam selos comemorativos. Mas quem compra selos hoje em dia?
*
Como os bons heróis devem nos fazer rir, sete de maio é o Dia Internacional da Risada. Comumente chamadas pílulas para desopilar o fígado, uma boa risada três vezes ao dia garante a juventude eterna, mesmo sem as mágicas do Harry, a força do Luke, ou a perspicácia do Sherlock. Alvo Dumbledore: Não tenha pena dos mortos, tenha pena dos vivos; Sherlock: O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa; Harry: Eu juro solenemente não fazer nada de bom. PS: Feliz meu aniversário pra você também.