Único ponto crítico de qualquer emissora de rádio hoje é o departamento comercial
O único ponto crítico de qualquer emissora de rádio hoje é o departamento comercial. À medida que as programações vão se esmerando em tecnologia, mais difícil fica para o comercial vender, já que a criatividade vai ficando mecânica, fria.
E quem disser que é o departamento técnico, errou, já que ele, como os demais, depende do comercial. Aliás, é uma roda viva. O comercial depende de uma boa programação, essa de apoio técnico sempre imediato, e dela o comercial, para fazer boa venda.
Ainda existem as chamadas tabelas nas rádios. Mas é só para cálculo de “tempo-rádio” pois não servem mais para fazer boa venda. Hoje, no rádio, se vende o esquema, o projeto, a criatividade, e não mais aqueles 30 segundos ou 15 que sempre nortearam essas tabelas de preços.
Vejam bem. Breve, estarão suprimidos os intervalos comerciais de 20 e 40 (clock utilizado em FM’S) e trocados por, vamos chamar de “ocupação inteligente”, ou seja, só abre espaço se tiver algum comercial ou chamada ou esquema do chamado projetinho. Uma promoção ou competição, etc.
Daqui uns tempos – e não muito distantes –, vocês irão comprovar que o que escrevi aqui não foi nenhum “achismo” e tampouco adivinhação. Quem conhece, deve achar a mesma coisa.
PARABÓLICAS
Uma rádio forte no AM, líder, tradicional, carismática, e de repente passa para o FM. Não houve preparação. Consequência: Sumiu (Gazeta FM).
Ao se afastar da Globo, Galvão Bueno se mostrou um torcedor fervoroso do Flamengo, inclusive fazendo post em sua defesa nas redes sociais.
Monica Camilo, depois que saiu do Grupo Cidade (VV) está dando tudo que tem de talento na Jovem Pan, emissora onde começou sua carreira.
Breve, a Rede Sim estará com todo o seu corpo operacional funcionando em lugar nobre da Praia do Canto.
ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM
ACESSE: TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
Piloto Jornal da Rede SimSat – José Roberto Mignone – YouTube (há 13 anos)
MENSAGEM FINAL
“É preciso que saiba que quando uma mensagem que transmite a outra pessoa não estiver sendo compreendida por ela, pelo menos uma das seguintes coisas será verdade: ou o que você disse não é verdade, ou então não o transmitiu com bondade”. Conde Leon Nikolaievitch Tolstoi