quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Corrupção no Iases: Casagrande diz que não há fato que justifique o afastamento de Roncalli

 

O governador Renato Casagrande deu uma entrevista na tarde desta sexta-feira (24) à web TV GTV, e falou pela primeira vez do escândalo de corrupção que veio à tona na última sexta-feira (17), envolvendo os contratos entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), além das denúncias de tortura e violação de direitos nas unidades de internação de adolescentes. A “Operação Pixote”, como foi batizada pela Polícia Civil, resultou na prisão de 13 pessoas – cinco já foram soltas.
 
Quando questionado pelos internautas que acompanhavam o programa sobre o processo de investigação que desvelou o esquema de corrupção no Iases, o governador afirmou que foi o governo do Estado que demandou a criação da força-tarefa que apurou o caso e que a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) segue com a investigação dos contratos. Ele fez questão de frisar que o governo não foi omisso em relação às denúncias.
 
O governador também foi questionado sobre o clima no governo depois da cobrança de alguns deputados sobre a posição de Roncalli à frente da Sejus. O deputado Gilsinho Lopes (PR) chegou a desmentir o secretário em discurso na última terça-feira (21). O deputado afirmou que o secretário foi leviano ao admitir que desconhecia as irregularidades ocorridas no Iases. Durante a entrevista, o governador afirmou que a manutenção de Roncalli no cargo é uma posição do governo, que ainda não há nenhum fato que leve ao afastamento. 
 
A preservação da imagem de Ângelo Roncalli é uma questão institucional para o governo. O secretário representa uma pasta importante na estrutura governamental e, ter um secretário afastado por corrupção, caso as investigações comprovem o envolvimento de Roncalli, sempre estremece a imagem do governo. Mesmo que Casagrande deixe bem claro que “herdou” a dupla Roncalli-Gallina do governo anterior, fica sempre a sensação de que ele cometeu um erro ao aceitar mantê-los em seu governo.

Mais Lidas