Na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado foi publicada mais uma série de exonerações no âmbito do Instituto de Atendimento Socioedutivo (Iases). O corregedor da autarquia, Eduardo Osmar de Oliveira, figura entre os exonerados.
Desde que assumiu a presidência do Iases, o defensor público Leonardo Grobberio Pinheiro tem exonerado pessoas que ocupavam cargos de confiança na gestão da ex-diretora-presidente Silvana Gallina, detida durante a Operação Pixote, que desvelou um esquema de corrupção envolvendo os contratos entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis).
O corregedor da autarquia foi exonerado e no lugar dele foi nomeado Tiago Silva Torres. O atual diretor-presidente do Iases é de um quadro ligado ao governador Renato Casagrande, ao contrário de Silvana Gallina, “herança” do governo Paulo Hartung.
Com a ascensão à presidência do Iases, Grobberio recebeu carta-branca para contratar pessoas de confiança para as funções. As relações na autarquia entre ele e Gallina estavam rompidas desde que Grobberio passou a cobrar dela uma posição sobre as denúncias nos contratos entre o Iases e a Acadis e não obteve resposta.
Além do corregedor da autarquia , também foram exonerados o gerente da Unidade de Internação Socioeducativa – Regional Norte, Roberto dos Reis Domingos e o subgerente da mesma unidade, Pablo Santana Cardozo. A Regional Norte é uma das unidades sob gestão compartilhada entre Iases e Acadis.
No lugar dos servidores foram nomeados Rafael Almeida Lovo, para o cargo de gerente e Rita de Cássia dos Santos Cortez para a subgerência.