Com a proposta de dar visibilidade ao olhar de fotógrafos, será iniciada na Casa Porto das Artes Plásticas, Centro de Vitória, a partir da terça-feira (3), o 1º Salão Capixaba de Fotografia, que reúne o trabalho de 43 profissionais que dão um panorama da fotografia produzida no Estado.
De acordo com a produtora cultural e uma das organizadoras do evento, Ilma Geovanini, a ideia do salão surgiu do fotógrafo Hélio Filho. “Ele sempre quis fazer um evento assim, e eu adorei a ideia, daí resolvemos fazer juntos. Ele é da área e sentia falta de algo assim, que mostrasse a percepção e sensibilidade dos artistas capixabas através de fotografias”.
A mostra tem a proposta de abrir novas possibilidades para os profissionais e amantes da fotografia e também movimentar a Casa Porto. Os visitantes podem frequentar a mostra gratuitamente, de terça a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h. A exposição fica em exibição até o dia 5 de janeiro.
Todas os trabalhos foram selecionados por meio de edital, entre os meses de agosto e setembro, contando com a curadoria e seleção de Leandro Queiroz, professor do curso superior de Fotografia da Universidade Vila Velha (UVV); Lucas Aboudib, fotógrafo de moda, retratos e publicidade; e Tom Boechat, professor de Fotografia e de Multimeios no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A seleção do 1º Salão Capixaba de Fotografia levou em conta a coerência entre o memorial descritivo e o trabalho apresentado; o conceito artístico; e os trabalhos autorais.
Serviço
O 1º Salão Capixaba de Fotografia terá abertura na próxima terça-feira (3), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas – praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro de Vitória. A entrada é livre.