terça-feira, novembro 19, 2024
23.8 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

A cinebiogragia Walesa é a única estreia do Cine Jardins

 
A cinebiografia Walesa completa a trilogia sindicalista do diretor polonês Andrzej Wajda, que começou com O Homem de Mármore (1977) e O Homem de Ferro (1981). O seu novo filme mostra a trajetória de Lech Walesa desde a ascensão do funcionário de um estaleiro que se transformou no mais importante líder sindical polonês até chegar à Presidência da Polônia, em 1990.
 
Walesa foi fundador e líder do Solidariedade, a organização sindical independente do Partido Comunista que obteve importantes concessões políticas e econômicas do governo polonês e que também lhe rendeu o Nobel da Paz de 1983. O filme também retrata o cenário político do país, para isso o diretor se utiliza de imagens de arquivo dando um caráter documental à obra.
 

 
O líder político é vivido pelo ator Robert Wieckiewicz que consegue transmitir o carisma do personagem que se tornou muito popular na Polônia. Além da trajetória política, o longa também mostra a vida pessoal de Walesa, principalmente a sua relação conturbada com a sua esposa Danuta (Agnieszka Grochowska). 
 
Wajda consegue condensar bem 20 anos de história do ativista em duas horas de filme. A escolha dos momentos retratados no longa foram feitas pelo diretor que viveu a história que conta. Com quase 90 anos ele pode acompanhar de perto a história de Walesa, mas preferiu terminar o filme antes do polêmico mandato do ex-presidente. 
 
Serviço
 
Walesa (Walesa Czlowiek Z Nadziei , Polonia, 2014, 120 minutos, 14 anos)
 
Cine Jardins – shopping Jardins: Sala 2. 21h.

Mais Lidas