segunda-feira, novembro 18, 2024
27.7 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

A diversidade sexual no cinema: o mote do ES Cineclube Diversidade

Em 2014 Vitória recebeu a primeira edição de uma mostra audiovisual que colocou como temática central a diversidade sexual. Os responsáveis pela ideia foram os integrantes do ES Cineclube Diversidade. O evento foi realizado no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde foram reunidas cerca de 500 pessoas em quatro dias de evento. A mostra integrou filmes capixabas nacionais, internacionais e ainda marcou o primeiro ano de comemoração das atividades do cineclube. 
 
Essa foi a primeira grande visibilidade do ES Cineclube Diversidade que, agora, fecha uma parceria mensal com o cinema e, deste mês em diante, realizará sessões mensais seguidas de debates sobre filmes que dialoguem com a diversidade presente dentro do universo LGBT. “Recebemos o convite pelo Rogério Borges, secretário de Cultura da Ufes; e também pelo Vitor Graize, atual programador de conteúdo do Metrópolis. Eles nos convidaram para fazermos parte da programação periódica, isso é um passo muito importante para nós, porque essa entrada vai possibilitar aproximação melhor com nosso público –  que não é de todo definido, mas conseguimos visualizá-los”, explicou Fabrício Fernandez, integrante do cineclube. 
 
O ES Cineclube Diversidade abrange todas as particularidades possíveis dentro do universo LGBT, destacando as lutas e demandas que cada uma dessas minorias carregam, como detalha Fabrício. “Abranger esse público diversificado é um de nossos grandes objetivos. Queremos apresentar a possibilidade desse olhar em torno da diversidade sexual de forma a compreender essas diferenças todas que tratamos através do cinema. Como um cineclube de diversidade, nós não vamos falar de um mundo onde você tem uma identidade sexual fechada, mas exatamente dessas diferenças, desde o transsexual, o travesti, o bissexual… e todos os preconceitos sofridos por eles”. 
 
A primeira sessão do cineclube que marca a estreia da parceria com o Cine Metrópolis já será realizada na próxima terça-feira (24), das 20h às 22h, no cinema que fica no campus de Goiabeiras da Ufes. No dia serão exibidos os filmes Closes, de Pedro Nunes; Joelma, de Edson Bastos (foto abaixo); e Casa Forte (foto de capa), de Rodrigo Almeida. A sessão será seguida de debate.
 
 
Fabrício apresenta as temáticas que os filmes levantam e que tipo de discussões eles podem gerar. “Closes, realizado nos anos de 1980, coloca em destaque a questão do gay e da homofobia – naquela época nem havia a definição e o uso do termo homofobia. Já os outros dois filmes, Joelma e Casa Forte, são mais recentes, um trata a violência contra transsexuais e travestis (Joelma); e o outro apresenta a homoafetividade aliada à questão racial. Sem perceber, acabamos trazendo uma realidade que é trabalhar a diversidade sexual e o Nordeste, conseguimos abranger uma região com esses três filmes”, analisou Fabrício. 
 
Os filmes são um retrato da nova proposta do cineclube, composto atualmente por cinco pessoas, que estão sempre receptivas a novos integrantes que queiram acrescentar suas experiências ao projeto. Para contato com o cineclube, basta acessar a página em rede social. “Nossa proposta atual é trabalhar não só estéticas mais amplas em torno do cinema, mas também trazer filmes de difícil acesso, além de obras que foram praticamente exibidas uma única vez ou poucas vezes. Então teremos um trabalho a mais para conseguir trazer um cinema que está mais na sombra. Dessa forma, aceitamos, sim, novos integrantes”, finalizou Fabrício. 
 
Serviço
 
A sessão de estreia da parceria do ES Cineclube Diversidade com o Cine Metrópolis, com apresentação dos filmes Closes, Joelma e Casa Forte será realizada na próxima terça-feira (24), das 20h às 22h. O cinema fica no campus de Goiabeiras da Ufes –  Avenida Fernando Ferrari, 514, Vitória. 

Mais Lidas