O sonho de Estela era interpretar Blanche Dubois em Um Bonde Chamado Desejo (1947), frustrada por nunca concretizar essa ambição, ela vai se tornando uma mulher sombria e dependente do álcool. A peça A Noite Em Que Blanche Dubois Chorou Sobre Minha Pobre Alma mostra essa mulher em seus piores dias. Já destituída do seu ofício de atriz, Estela resolve comprar a companhia de um garoto de programa para amenizar sua solidão.
O espetáculo é dirigido por Nieve Matos e traz no elenco a dupla Maria Alice Costa e Othoniel Cibien. O casal irá se apresentar apenas uma única vez no Theatro Carlos Gomes, nesta sexta-feira (20), às 20h.
“Foi um grande desafio interpretar essa mulher, sempre prepotente, dissimulada e atormentada”, revela Maria Alice, que além de protagonista também assina a produção da peça. A atriz explica que Estela, por não realizar seu sonho de viver Blanche, acaba encarnando as características da personagem na sua própria vida.
Na história, Estela passa mais de oito anos sozinha depois da morte do marido. Cansada da solidão, ela decide convidar um garoto de programa para lhe fazer companhia. O casal acaba apenas conversando. Neste encontro, eles acabam por compartilhar vivências, decepções e a infelicidade de estar só, e formam uma relação de cumplicidade e grande identificação.
Maria Alice também conta que a diretora Nieve Matos apresentou uma proposta muito irreverente para os atores, que precisaram trabalhar muito para se adaptar a ideia da diretora. “Nieve trabalha com o teatro contemporâneo e essa foi uma das minhas primeiras experiências com um projeto desse estilo”, diz Maria Alice. A atriz explica que o espetáculo exige intensidade da dupla para contrapor o cenário minimalista ao redor.
O texto de A Noite Em Que Blanche Dubois Chorou Sobre Minha Pobre Alma é do paulista Jarbas Capusso Filho. O texto é uma atualização de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, além disso, o autor também conseguiu traduzir a peça dos anos 40 para o contexto da realidade brasileira. O texto de Jarbas Capusso ganhou o Prêmio Funarte de Dramaturgia na Categoria Teatro Adulto 2003 – Região Sudeste.
Serviço
A Noite Em Que Blanche Dubois Chorou Sobre Minha Pobre Alma será apresentado nesta sexta-feira (20), às 20h, no Theatro Carlos Gomes. Ingresso: R$ 20,00 (inteira)