A atriz Golshifteh Farahani interpreta uma mulher que está praticamente viúva, seu marido é um herói de guerra que está em estado vegetativo. Enquanto ela o acompanha em um quarto decadente do hospital ela começa um monologo contando toda a sua vida desde a infância.
Na sua fala ela revela segredos, fala de seu sofrimento, solidão e de seus sonhos. Por meio de suas palavras para o marido, ela procura um caminho para recomeçar a vida. O filme se constrói em cima de uma parábola afegã na qual uma pessoa que se depara com uma pedra no caminho deve descarregar nela todas as suas angustias e nesse caso, a mulher faz do marido a sua pedra da paciência.
Além de contar sua vida, a mulher também acaba por denunciar, mas sem rancor, a sua condição de mulher afegã oprimida pelos homens e pela guerra. A atriz Golshifteh Farahani foi indicada ao César de atriz revelação por esse papel e o drama A Pedra da Paciência foi o filme escolhido pelo Afeganistão para concorrer ao Oscar 2014 como Melhor filme Estrangeiro.
Serviço
A Pedra da Paciência (Syngué sabour, França, 2014, 16 anos, 100 minutos)
Cine Jardins ??? Shopping Jardins: Sala 2. 19h10