segunda-feira, novembro 18, 2024
27.7 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

ABD Capixaba abre inscrições para décima edição de mostra audiovisual

Completando uma década de existência, a Mostra Produção Independente da ABD Capixaba será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, no Cineclube Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Nesta edição, o evento do audiovisual capixaba tem como tema O Lugar da Memória e busca refletir sobre a importância da preservação da memória audiovisual por meio de exibições paralelas de longas-metragens nacionais, exposição fotográfica, debates e oficinas.
 
Neste mês foram abertas as inscrições para a mostra. Diretores e produtores podem inscrever suas produções até o próximo dia 4 de maio. Devem ter até 40 minutos de duração, em qualquer formato, gênero ou data de realização, desde que não tenham sido selecionadas nas edições anteriores da mostra.
 
As produções inscritas para o evento serão avaliadas por uma comissão nomeada pela organização. A previsão é de que o resultado oficial seja divulgado no site do evento no próximo dia 18 de maio.  As obras selecionadas concorrerão a quatro prêmios no valor de R$ 1.000,00 cada um. Além disso, mediante autorização dos respectivos realizadores, as obras ainda poderão integrar o DVD Coletânea da Mostra. 
 
Este ano serão aceitas apenas produções disponíveis em plataformas online, como Vimeo e YouTube, e o filme deverá estar disponível para visualização durante toda a etapa de seleção. O Regulamento e a Ficha de Inscrição devem ser acessados no site do evento. 
 
Uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), a X Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória conta parceria o Cineclube Metrópolis; a Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio de sua Secretaria de Cultura; e o Arquivo Público do Estado Espírito Santo.
 
Edição passada
 
 
Entre os destaques da edição da mostra no ano passado está o filme Mar Negro (foto de capa), do capixaba Rodrigo Aragão, produzido em 2013. A obra integra a terceira parte da trilogia de terror que se iniciou com o filme Mangue Negro (2008) -referência em longa de terror nacional -; seguido de A noite dos Chupacabras (2011). 
 
O longa que fecha a trilogia de Rodrigo Aragão apresenta uma contaminação numa vila de pescadores que, consequentemente, gera criaturas locais monstruosas e perigosas à população. A peça audiovisual é uma denúncia da poluição ambiental local. 
 
Serviço
 
A décima edição da Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, no Cineclube Metrópolis, na Ufes. Inscrições abertas até o dia 4 de maio. 

Mais Lidas