A Sessão ABD, parceria entre o Cine Metrópolis e a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), apresenta nesta terça (14), às 18h30, dois curtas inéditos em pré-estreia, são eles Beatitude, do diretor Délio Freire; e Distopia (foto de capa), de Rodrigo Linhales e Tati Rabelo. A entrada é livre.
Em Beatitude, Délio Freire apresenta em 15 minutos a história da jovem Anastácia, uma das mulheres responsáveis pela confecção de panelas de barro em Goiabeiras. Anastácia é vista pelo orixá Ajalá e ambos se apaixonam. Porém, esse união vai causar a alegria em uns deuses e a ira em outros e, consequentemente, irá resultar numa comunhão divina entre homens e deuses. A obra mostra que todo homem e toda mulher é uma divindade através da realização de seu trabalho no dia-a-dia.
O curta-metragem tem a participação de Gislene Bento, Elídio Netto, Patric Leris, Markus Konká e Suely Bispo. Ele já foi exibido no V Festival de Jericoacoara, no Ceará.
Já na obra Distopia, Rodrigo Linhales e Tati Rabelo constroem em 13 minutos um suspense em torno do futuro incerto de mulher que vive uma situação absurda. O filme conta com a atuação de Emilze Junqueira, Everaldo Nascimento, Margareth Galvão, Regina Morais e Lagarto.
ABD Capixaba
A ABD foi fundada no ano de 2000 e apresenta regularmente no Cine Metrópolis mostras de filmes, curtas e documentários de produção local e também vindos de outros Estados. Nesse ano a Associação promoveu a décima edição da Mostra de Produção de Independente – O lugar da Memória, em que apresentou 22 filmes produzidos em diversos municípios do Estado – a Mostra já se configura como uma das mais consistentes do Estado.
Serviço
A Sessão ABD, promovida pela ABD Capixaba, será realizada nesta terça-feira (14), às 18h30, com apresentação de dois curtas inéditos: Distopia e Beatitude. As exibições serão no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeira, Vitória. A entrada é livre.