Sábado, 27 Abril 2024

Abertas inscrições para oficinas gratuitas de capoeira em Cariacica

baixinha_FotoPMC PMC

Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social de Cruzeiro do Sul e região, em Cariacica, podem se inscrever nas oficinas de capoeira, maculelê e puxada de rede que serão oferecidas por meio do projeto Vivências Culturais – Roda de Saberes. As inscrições podem ser feitas nas segundas e quartas, das 18h às 20h, na Associação Reame, em Cruzeiro do Sul, onde as oficinas serão realizadas, tendo como instrutora Alessandra dos Santos, a Mestra Baixinha.

PMC

Para fazer a inscrição, é preciso que os interessados estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. As aulas serão duas vezes por semana, às segundas e quartas, das 18h às 20h, e perpassarão também pela questão da musicalidade. Para Baixinha, projetos como o Vivências Culturais são importantes para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social por tirá-las das ruas e possibilitar mais conhecimento sobre a cultura afro-brasileira.

Emprego e renda

Baixinha salienta que o conhecimento mais profundo da capoeira, do maculelê e da puxada de rede, além de contribuir para sua difusão, pode ser uma possibilidade de geração de emprego e renda, futuramente, para as crianças e adolescentes que participarem do Vivências Culturais – Roda de Saberes. "É uma forma de oportunizar mais possibilidades de trabalho. Tem crianças que fizeram aula comigo e hoje, já adultas, dão aula de capoeira", orgulha-se.

Vivência quilombola

Além das oficinas no Reame, o projeto Vivências Culturais – Roda de Saberes vai possibilitar, ainda no primeiro semestre de ano, uma vivência socioambiental no quilombo do Bem Vindo, em Retiro Saudoso, Santa Leopoldina, na região serrana. A vivência será comandada pelo Mestre Militão, que é mestre griô de capoeira. Uma das experiências pelas quais as crianças e adolescentes passarão na comunidade será a oficina de confecção de berimbau.

Vivência quilombola II

A vivência em Santa Leopoldina, explica Baixinha, vai permitir aos participantes conhecer uma comunidade quilombola, já que muitas pessoas ainda não tiveram oportunidade de visitar uma. Assim, poderão fazer uma imersão maior na cultura negra e debater sobre a responsabilidade de cada cidadão no que diz respeito à preservação ambiental, uma das premissas dessas comunidades.

Mais oficinas

Divulgação

A banda de congo Raízes da Barra também está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de casaca, tambor, jongo, dança e estandarte e artesanato, oferecidas por meio do Projeto Congo Vivo. Serão oficinas de casaca, tambor, jongo, dança e estandarte e artesanato. As inscrições, que são voltadas para pessoas com idade mínima de 14 anos, podem ser feitas neste link.

Mais oficinas II

As oficinas serão sempre aos sábados, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Tuffy Nader, na Barra do Jucu, das 14h30 às 17h30. O objetivo do projeto é fortalecer e enriquecer os festejos da fincada e retirada do mastro na comunidade, em Vila Velha, assim como criar outras ações que fomentem a vivência do congo e o sentimento de pertencimento e identidade com a cultura local, além de incentivar a economia criativa e de criar redes de trocas de experiências e saberes.

João Bananeira

PMC

A Prefeitura de Cariacica distribuiu os kits escolares para a rede pública de ensino. A novidade é que o personagem João Bananeira, do congo de máscaras de Roda D'Água, está estampado na capa dos cadernos. Para muitos isso pode parecer sem muita importância. Contudo, trata-se de uma iniciativa relevante para quem está ciente de que, ao chegar em uma escola de Cariacica e perguntar aos estudantes quem é o João Bananeira, a maioria vai dizer que não sabe. Um gesto simples, mas que vai instigar os estudantes e suas famílias a querer saber quem é o personagem e até mesmo instigar a escola a abordar sobre aspectos da cultura do município na unidade de ensino.

Emoção

Lucas Calazans

Quem afirma estar emocionado é Godô Sambista, já que é ele quem está vestido de João Bananeira na capa dos cadernos. O artista é o criador do projeto João Bananeira na Escola, por meio do qual vai às unidades de ensino, apresenta o personagem e conta sua história. A iniciativa surgiu há 11 anos. "Até 2013 eu não conhecia a história do João Bananeira. Sempre digo: quando estudei era só Curupira, Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, até alguns personagens de outras cidades, mas, e a nossa cidade? Tínhamos o nosso personagem e ninguém conhecia, só conhecia mesmo quem vivia em Roda D'água ou ligados ao evento do Carnaval de Congo de Máscara", recorda.

Carne Viva

Estreia neste sábado (24), às 20h, no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, no Caparaó, a peça Carne Viva. Com entrada gratuita, a peça questiona temas que ainda são considerados tabus, como aborto e relacionamentos não monogâmicos. Carne Viva também será encenada em Vitória, neste domingo (25), no Teatro Sônia Cabral, às 18h, no Centro de Vitória, e em Alegre, sul do Espírito Santo, às 20h, na Biblioteca Municipal. Nessas duas cidades, as apresentações também serão gratuitas.

Encontro de Escritores

A cidade de São José do Calçado, no sul, receberá a primeira edição do Encontro de Escritores, de 28 de fevereiro a 2 de março. O evento reunirá escritores, editores, tradutores, gestores públicos, músicos e atores. A programação se concentra na Praça Pedro Vieira, principal do município, e também haverá atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mercês Garcia Vieira e na sede da Academia Calçadense de Letras.

Encontro de Escritores II

A programação inclui rodas de conversa, exposição, exibição de vídeo-poemas, peças de teatro, contação de histórias, saraus para adultos e crianças, oficinas, lançamentos de livros, cortejos, estandes temáticos e apresentações musicais, em atividades que buscam integrar os vários setores da comunidade. O encontro terá ainda interface com as escolas e propõe ações nas periferias da cidade.

Até a próxima coluna!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/