O carnaval vem chegando e sempre há quem queira cair na folia loucamente enquanto outras pessoas só pensam em fugir dela. Mas há alguns lugares no Espírito Santo que podem agradar a ambos gostos. Locais que reúnem belezas naturais e arquitetônicas, que podem servir de refúgio para uns dias de descanso, mas que também permitem curtir a cultura popular quando der vontade. Veja alguns desses locais e suas atrações:
Muqui
Em Muqui, durante o carnaval, acontece o Festival Muquiense do Boi Pintadinho, uma manifestação folclórica tradicional, com banda e dança com fantasias de bois. Cerca de 20 grupos adultos e infantis se apresentam. Blocos e outras manifestações também estarão nas ruas animando os foliões no belo centro histórico do município, com suas construções coloniais. Programação no link.
Alfredo Chaves
No distrito de Matilde, além das belas cachoeiras e natureza exuberante, há programação de blocos de sábado a segunda-feira. Na sede do município haverá shows, baile de carnaval e o tradicional encontro de blocos que acontece no domingo, a partir das 19h.
Caparaó
Além das belas cachoeiras, a região vai ter o Tzolkin, um encontro de culturas alternativas em Iúna, com workshops, palestras, área de cura e atrações musicais e culturais. Em Guaçuí vai rolar mais uma edição da Guaçu Folia, com programação infantil e adulta.
Regência
A vila de Regência Augusta (Linhares), terá programação de sexta a terça-feira. Um dos destaques típicos da localidade é a presença do Fubica, um mini trio elétrico que agita os foliões. A programação inclui blocos, bandas de samba, axé, forró, reggae e outros, além de atividades ecológicas como a soltura de filhotes tartarugas. Outros balneários do município como Pontal do Ipiranga e Povoação também terão programação especial.
Itaúnas
Em Itaúnas (Conceição da Barra), a Associação Empresarial e Turística de Itaúnas (AETI) promove programação todos os dias com atração como samba de raiz, pop rock, reggae e, claro, um bom forró pé-de-serra, em diversos bares e locais da região. A programação está disponível no site. Também haverá blocos pelas ruas da vila. Para quem quer fugir do agito, também há opções de passeios à cavalo, buggy, trekking, bicicleta, caiaque e outros.