Mais: Feijoada do MNU; Aniversário do Sarau da Barão; Waldo Motta; Festa de São Pedro; e Formemus
A cantora Alcione é presença confirmada no 9º TendaLab, que acontece nos próximos dias 26 e 27, às 19 horas, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras. A data na qual a sambista irá se apresentar, no entanto, ainda não está definida. Em 2023, ela celebrou meio século de história na música com o álbum Alcione 50 anos, gravado ao vivo no Theatro Municipal do Rio.
É exatamente este show que o público capixaba vai conferir de graça no TendaLab. No repertório, Alcione trará clássicos como Não Deixe o Samba Morrer, Menino Sem Juízo, Gostoso Veneno, além de Você me Vira a Cabeça e A Loba. Aos 76 anos, a artista coleciona 26 Discos de Ouro; sete de Platina, sendo dois deles de Platina Duplo); três DVD’s de Ouro e um de Platina.
Mais atrações
As demais atrações confirmadas no 9º TendaLab são André Prando, Aurora Gordon, DJ Karolla, DJ Zappie, Festa Sintonia (DJ KL Jay, DJ Ajamu e DJ Will), Filipe Catto, Fundo de Quintal, Macucos, Mart’nália, Odair José e Roberta de Razão. Há, ainda, mais uma atração de repercussão nacional a ser anunciada.
Samba de raiz
O grupo Só Sambando será a atração musical da Feijoada do Movimento Negro Unificado (MNU), no domingo, 7 de julho, no Clube de Pesca, no bairro Mario Cypreste, em Vitória. O repertório, de samba de raiz, contará com músicas que fizeram sucesso na voz de cantores de grupos musicais como Almir Guineto, Grupo Fundo de Quintal, Roberto Ribeiro, Jovelina Pérola Negra e Beth Carvalho. O ingresso, no valor de R$ 50,00, pode ser adquirido diretamente com os militantes do MNU via cartão de crédito, pagamento em dinheiro ou PIX para a chave (27) 99842.4665.
Aniversário
Desde 2015, apreciadores da literatura se reúnem, toda primeira quinta-feira do mês, no Sarau da Barão, realizado na rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória. Para comemorar os nove anos do Sarau, haverá uma edição especial no Chafariz da Capixaba, na entrada da Gruta da Onça. A comemoração contará com as performances de Elaine Augusta, Érica Carneiro e Ronald Alves, além de apresentações musicais com Banda São Trio e Maicon 7cordas. Também haverá uma feira de produtos culturais de diversos artistas capixabas.
Ponto de Cultura
Em 2021, o Sarau da Barão foi certificado como Ponto de Cultura pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo/Secretaria da Diversidade Cultural. Desde seu surgimento, o evento desenvolve ações que estimulam e fomentam a produção literária e difundem a prática da escrita e leitura. Ao longo desses nove anos, já se tornou o ponto de encontro de escritores, poetas, artistas e amantes da literatura. Os encontros são sempre gratuitos e abertos ao público, sendo um espaço que envolve poesia, música, diálogos e entretenimento.
Poemas e pensatas
O poeta Waldo Motta lança, no próximo dia 11 de julho, o livro Proezas de Jeowalda, publicado pela Editora Cousa. A obra reúne poemas e pensatas (textos em prosa) inéditos, baseados em pesquisas e descobertas sobre o sagrado. O lançamento será das 19h às 21h, no espaço Triplex Vermelho, Centro de Vitória. Os textos foram escritos ao longo de, aproximadamente, uma década.
Festa de São Pedro
A tradicional Festa de São Pedro, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, teve início nessa sexta-feira (28), mas ainda dá tempo de aproveitar as atrações dessa 96ª edição. Quem abre a programação deste sábado (29) é o cantor sertanejo capixaba Léo Lima, de Fundão, norte do Espírito Santo. Depois, a programação continua com o sambista Dudu Nobre.
Festa de São Pedro II
No domingo (30), ponto alto da festa, os festejos têm início às 8 horas, com missa na Paróquia de São Pedro, na Praia do Suá, seguida de procissão terrestre em direção à Marinha. Às 10 horas tem a tradicional procissão marítima, que sai da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe. A previsão é de que 150 embarcações acompanhem a imagem do santo padroeiro pelas águas da baía de Vitória.
Pitching Musical
O Formemus 2024 abriu chamamento para artistas e bandas de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos autorais e querem participar do Pitching Musical, uma apresentação musical fechada de até 10 minutos de duração com a audiência exclusiva de contratantes, programadores, curadores e players do mercado musical brasileiro. As inscrições podem ser feitas até 5 de julho no site.
Pitching Musical II
Para inscrever-se no Pitching Musical do 6º Formemus, é preciso enviar links de músicas, vídeos com apresentação ao vivo, fotos de divulgação em alta resolução, release e portfólio. A curadoria do Formemus selecionará quem participará do Pitching observando critérios como autoralidade do trabalho, originalidade, performance, qualidade musical e interpretação. O resultado do processo de seleção será divulgado pelo site e pelas redes sociais do projeto.
Até a próxima coluna!
E-mail: [email protected]