Foi em 1969 que o escritor Maciel de Aguiar começou a pesquisa que resulta no livro “Roberto Carlos: As canções que você fez pra mim”, que terá lançamento nacional, nesta sexta-feira (10) às 19h, na Casa de Roberto Carlos, primeira residência do músico na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Há mais de 50 anos, o autor do livro começou a perguntar para pessoas anônimas e famosas sobre suas música favoritas de Roberto Carlos e o impacto delas para suas vidas. Foram centenas de pessoas, desde pescadores, boêmios, motoristas, prostitutas até artistas como Vinícius de Moraes, Rubem Braga e Sérgio Sampaio e a própria mãe do Rei, homenageada com a canção Lady Laura.
A publicação feita pela editora Memorial reúne quase 500 páginas de relatos sobre mais de 50 das canções interpretadas pelo artista cachoeirense. O lucro arrecadado com a venda da obra durante o lançamento será doado para a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.
Em meio século de atividade, Maciel de Aguiar lançou 142 livros, incluindo obras sobre Rubem Braga, Pelé e Oscar Niemeyer, além de publicações sobre a história dos quilombolas e sobre a repressão da ditadura militar, chegando a ser indicado para o Prêmio Jabuti com o livro “Os Anos de Chumbo” .
Para 2020, o escritor planeja realizar uma exposição sobre seus 50 anos de literatura para circular em Conceição da Barra, São Mateus, Vitória e nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.