Há cerca de um mês, dois filmes se fazem presentes com veemência na programação cinematográfica do Cine Jardins, em Jardim da Penha. O primeiro a chegar por lá foi Funcionário do Mês, seguido do brasileiro Aquarius – que, repleto de discussões, enfrentou certa resistência dos grandes cinemas para exibí-lo. Voltados para um público pequeno, mas fiel, os dois filme têm surpreendido pela procura e lotação das poucas salas que os exibem. E por mais uma semana, ambos continuam em cartaz na Capital.
Funcionário do Mês se destaca enquanto uma comédia leve e divertida, marcada por ser um grande sucesso de bilheteria na Itália, país de criação, após muitos anos sem tal acontecimento. O filme tem direção de Gennaro Nunziante e, em 84 minutos, apresenta a história de Checco, um homem que desde criança sempre sonhou com a estabilidade de um emprego e, consequentemente, financeira.
Checco é um homem que já que realizou todos os sonhos de sua vida: viver com seus pais, evitando assim uma independência custosa; não enfrentar as responsabilidades de um casamento com filhos; e, o mais importante, a tal estabilidade citada. Ao se ver em uma posição extremamente confortável e valorizada, acontece o que ele menos esperava, uma demissão em massa na empresa em que trabalha com cargo permanente.
O filme chama atenção pelas simples e suficientes atuações, pela construção de personagens que, mesmo divertidos, denotam seriedade, além do tom de comédia em abordar questões conflituosas e bastante reais. A obra continua por mais uma semana no Cine Jardins, no horário de 16h45, diariamente.
Mais Fôlego para Aquarius
Aquarius é um filme de grande fôlego não só em sua duração de duas horas e 22 minutos, mas na construção de roteiro, dos diálogos, na profundidade de personagens e nos tantos questionamentos que lança ao público. Até o momento mais de 100 mil pessoas já assistiram ao filme nos cinemas brasileiros – aliás, poucos cinemas resolveram encarar a exibição da obra, como o Cine Jardins, em Jardim da Penha, tomando frente da exibição há três semanas; seguido do Cinemark, do Shopping Vitória, que manteve o filme por duas semanas. Agora, a obra adentra na programação do Cine Metrópolis, em Goiabeiras, com sessões diárias, além de permanecer no Jardins.
Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, Aquarius protagoniza a veterana atriz Sônia Braga ao interpretar uma jornalista aposentada, mãe de três filhos adultos, avó, sobrevivente de um câncer, apaixonada por seus vinis e, extremamente forte. Clara, a personagem, segura a obra inteira em suas costas devido à voracidade de sua construção como protagonista complexa e intensa.
Amarrado inteiramente por músicas clássica de vinis, e arrematado por diálogo igualmente intensos, o filme se passa no entorno da praia de Boa Viagem, em Recife (PE). Dividido em três partes, o obra apresenta Clara, sua família, amigos e a relação única que desenvolve ao se apegar às coisas que para ela simbolizam histórias e vivências, como é o caso do apartamento em que vive, no edifício Aquarius.
O filme segue no Cine Jardins no horário de 18h40 e no Cine Metrópolis, com sessões a partir das 15h diariamente.
Serviço
Aquarius – Cine Jardins: Shopping Jardins. Sala 1. 18h40 (NAC)
Aquarius – Cine Metrópolis: Sala única. 17h50 (NAC) [sexta]. Sala única. 19h10 (NAC) [sábado e domingo]. Sala única. 14h40 (NAC) [segunda e terça] Sala única. 17h30 (NAC) [quarta]
Funcionário do Mês – Cine Jardins: Shopping Jardins. Sala 1. 16h45 (LEG)