quinta-feira, novembro 14, 2024
22.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Arte Comvida movimenta exposições para além das galerias de arte

Levar a arte para além das galerias e museus. Esse é um dos objetivos do projeto Arte Comvida, que completa um ano e vem oxigenando a cena das artes plásticas e visuais em Vitória. A comemoração, não podia ser diferente, é com uma exposição coletiva de obras, a mostra Inserções.

Em 12 meses de existência, o projeto já realizou mais de 30 eventos em 10 espaços públicos e privados, envolvendo uma rede de mais de 30 artistas locais. A inquietude que deu origem ao projeto veio da artista plástica e servidora pública federal Denise Cesar. Funcionária da Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP), ela se acostumou a receber diversas propostas artísticas que tinham que ser recusadas por não haver espaço para todos dentro do calendário anual da galeria, que contempla cinco exposições. “Ficava olhando aquelas obras que ficaram de fora e pensava em alguma forma de expô-las fora do circuito tradicional, que depende de editais e burocracias”, comenta.

Foi pensando em dar vazão e abrir espaço para essa produção que ela deu início ao projeto de extensão GAP Comvida, se valendo do jogo de palavras entre “convida” e “com vida”. Chamou os artistas e ajudou a dar mais brilho para um espaço ocioso dentro da universidade: a cantina do Centro de Artes, temporariamente desativada.

Os artistas gostaram da ideia e trouxeram suas obras. Depois de algumas edições, o projeto extrapolou os limites da universidade. Foi em 17 de julho de 2018 que estreou uma exposição individual do artista e professor universitário Didico no restaurante La Dolina. O projeto abria assim a possibilidade de ocupar outros espaços, como bares, restaurantes e centros comerciais, consultórios, permitindo também que a arte se aproxime de um público que não necessariamente frequenta galerias e espaços de arte. “É uma coisa mais informal, mais livre, não precisa de toda papelada para conseguir expor como num espaço público”, explica Denise.

Obra de Adriano Carraretto que estará na mostra Inserções. Crédito: Divulgação

Obviamente, o contato do público com as obras também é diferente, envolto em outras distrações do entorno, mas isso também faz parte de uma proposta de popularizar a produção artística local. Os quadros exibidos podem ser comprados, muitas vezes por preços acessíveis. 

Para a Mostra de Arte Inserções, comemorativa do aniversário do projeto, estarão expondo 23 artistas, além de outra proposta interessante apresentada em várias ocasiões pela Arte Comvida que é a pintura ao vivo. No caso, uma pintura coletiva em que um artista intervém na obra do outro. Participam desta ação Alegria Falconí, Alexandre Marin, André Magnago, Caio Moretzsohn, Guilherme Wandermurem, Guilherme Favoretti, Junior Bittencourt.

A exposição coletiva Inserções ficará no Cabrón Cine Bar (Av. Des. Santos Neves, 621 – Praia do Canto, Vitória) até o dia 25 de agosto.

 

Mais Lidas