domingo, novembro 17, 2024
25.5 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Artista apresenta mostra de pinturas que faz reflexão sobre tragédia ambiental da Samarco

Com objetivo de promover uma reflexão sobre a tragédia ambiental provocada pelo rompimento da barragem de Mariana (MG) da Samarco/Vale/BHP, a artista plástica Agueda Pinheiro apresenta a partir da próxima terça-feira (19), na Casa da Memória, em Vila Velha, uma mostra de arte com 28 obras que retratam os impactos da lama no mar, sua maior inspiração no momento de compor quadros.
 
“Meu processo criativo começa no momento em que os meus pensamentos estão voltados para mim”, afirma a artista. O resultado observado em suas obras, são telas de técnicas acrílicas com cores vibrantes e pinceladas largas, que traduzem um constante autoconhecimento. A natureza marítima é a sua inspiração maior, com enfoque nas águas. A natureza revelada na palheta de cores da artista destaca cores frias, como o verde e o azul – preferidas de Agueda quando representa as águas límpidas. Já as cores quentes que vão do laranja ao marrom, simbolizam as águas poluídas.
 
A tragédia ecológica que afetou o rio Doce e o litoral capixaba tem registro nessa exposição, bem retratada em telas com várias nuances de verdes, azuis, com ondas calmas e fortes onde a água ganha cores laranja e amarelo, fruto da interferência da lama de rejeitos.
 
Agueda Pinheiro é capixaba, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), integrante da Academia Latino Americana de Arte de São Paulo; da União Nacional dos Artistas Plásticos (Unap) e também do Sindicato dos Artistas Plásticos do Espírito Santo. Ela já fez diversas especializações fora do país e participações em circuitos internacionais sempre representando a arte capixaba na França, Holanda, Espanha Portugal, Hungria, Áustria e Inglaterra.
 
Serviço
 
A mostra de arte de Agueda Pinheiro tem abertura na próxima terça-feira (19), às 19h, na Casa da Memória de Vila Velha – rua Luciano das Neves, 14, Prainha, Centro de Vila Velha. As visitações podem ser feitas de; segunda à sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é livre. 

Mais Lidas