domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Artista mineira conduz oficina e performance em Vitória

Na manhã desta quinta-feira (25), o Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, recebe a oficina Identidade e Afrontamento. Como desdobramento dessa ação, das 13h às 14h, no entorno do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), também no Centro, será realizada a performance Bombril. As duas atividades serão conduzias pela artista mineira Priscila Rezende (foto de capa) e integram a proposta de arte educação da Adaptação | Margem de Ti, instalação de Charlene Bicalho que faz parte da exposição coletiva Tentativas de Esgotar um Lugar.
 
Na performance criada por Priscila Rezende quando cursava Artes Plásticas, a artista usa seus próprios cabelos para esfregar objetos metálicos no intuito de questionar a inferiorização que o negro é submetido devido a sua estética. Nesse trabalho, o corpo da artista se apropria da posição pejorativa a ele atribuída, transformando-se em uma imagem de confronto. Nesse contexto, o espectador se defronta com sua própria fala discriminatória e é obrigado a encará-la, sem que haja opções para evasivas, subterfúgios ou digressões. A imagem presenciada durante a ação Bombril é propositadamente desconfortável, e não existe comodismo em sua visão.
 
Ainda na quinta, Priscila Rezende participa do lançamento do segundo vídeo da série Mulheres de Raiz Forte, do site Raiz Forte (www.projetoraizforte.com.br) e que tem a artista como personagem. A exibição será no auditório do Maes.
 
Serviço
 
– A oficina Identidade e Afrontamento, com Priscila Rezende, será realizada na quinta-feira (25), das 9h às 13h, no Museu Capixaba do Negro – avenida República, 121,  Centro de Vitória. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet. 
 
– A performance Bombril, com Priscila Rezende e o Projeto Raiz Forte, serão no mesmo dia, das 13h às 15h, no Maes –  avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória. A entrada é livre. 

Mais Lidas