segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Artista rememora Teatro Estúdio dos anos 70 em instalação

Reconstruir um espaço que já não existe a partir da atualização de memórias sobre esse lugar. Essa é a ideia que guia a reinauguração do Teatro Estúdio que acontecerá no dia 6 de janeiro, na Galeria Homero Massena (GHM), na Cidade Alta, Centro de Vitória. Aberta à visitação até o próximo dia 7 de março, essa ação faz parte da proposta expositiva do artista Herbert Baioco. 
 
Entre os anos de 1977 e 1991, o Teatro Estúdio ocupou o último andar do Edifício das Fundações, imóvel em cujo térreo está instalada a Galeria Homero Massena. Ao evocar o nome do aparelho que foi desativado há décadas, o trabalho de Herbert Baioco propõe permear as questões da memória e do pertencimento, por meio das percepções entre o corpo e a arquitetura enquanto ruínas urbanas na contemporaneidade. Para isso, a instalação contará com a reconstrução da caixa cênica do Teatro Estúdio e com uma paisagem sonora carregada de temporalidade, capaz de gerar uma abordagem crítica da história daquele espaço.

 

 
“O público será convidado a realizar uma visita ‘fantástica’, performando a instalação e acionando, poeticamente, uma encenação dos andares do prédio. Dessa forma, levamos essa experiência do tempo e espaço à memória de quem nunca ouviu falar no Edifício das Fundações e até de quem acompanhou de perto a pulsão cultural desse lugar. Não pretendemos contar uma narrativa linear da história do edifício,  nossa abordagem,  ao contrário, favorece o sujeito visitante a construir, a partir de suas memórias e percepções, uma história particular desse lugar que será acessada em estilhaços”, explica o artista Herbert.
 
Desta forma, a obra performa e o teatro encena, a partir do ativamento da instalação que acontece somente com a presença do público. Sendo assim, a exposição depende da ação do espectador que, ao atravessar um palco formado por madeiras recolhidas do Teatro Estúdio, se torna ator e perfaz a ação poética por meio de seu percurso na galeria. Após essa travessia, um dispositivo formado por engrenagem e projetor é acionado por um pedal de coser, que estará sempre em movimento, sinalizando o silêncio do agora e devorando as  imagens projetadas do Edifício das Fundações.
 
Herbert Baioco é graduado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e já participou de exposições coletivas como a “Outubro” (2012), na Galeria de Arte Espaço Universitário; e “(en)rolo – Edital Ocupa2”  (2012), na Galeria de Arte e Pesquisa. 
 
Serviço
 
A exposição Teatro Estúdio, de Herbert Baioco estará aberta para exibição do dia 7 de janeiro de 2015 ao dia 7 de março de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A Galeria Homero Massena fica na rua Pedro Palácios, 99 – Cidade Alta, Vitória. A entrada é Franca. 

Mais Lidas