sexta-feira, novembro 15, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Artistas ‘acorrentam’ entrada da Ufes na performance Fronteiras Bordadas

Os portões de passagens de pedestres na Universidade Federal do Estado (Ufes) foram acorrentados e trancados com cadeado na manhã desta quarta-feira (27) como parte da performance Fronteiras Bordadas, uma forma de protesto contra a baixa representatividade de performers negros capixabas no festival Performe-se: Fronteiras Borradas | Fronteiras Erguidas.

O festival teve início nesta quinta-feira e vai até sábado (30), com apresentações em diversos locais de Vitória.

A “performance de protesto” foi feita pelos artistas Castiel Vitorino, Charlene Bicalho, Felipe Lacerda, Natália Laurete, Thiara Pagani e Winny Rocha. A intervenção também contou com os registros de Thaiz Cantasini e Daiana Rocha.

A artista Charlene Bicalho lembra que a organização alegou que mais artistas negros locais não haviam sido aprovados porque já havia outros artistas negros escalados. Ela questiona o lugar destes artistas locais no festival, com um olhar de cotas. 

 
“Questionar para quem as fronteiras são erguidas e para quem são borradas se faz de suma importância dentro de festivais artísticos, mas para nós artistas negros isso já está dado. As fronteiras estão historicamente erguidas, e partindo desse princípio como podemos diluí-las ao invés de fortifica-las? Essa é uma das questões do trabalho.”

Charlene aponta para a necessidade de, no momento em que se realiza um importante festival, haver mais representatividade de artistas negros locais, que estão no circuito das Artes, produzindo e levantando o trabalho. Um grupo destes artistas preteridos, inclusive, acabou de ser aprovado para uma residência bastante concorrida do circuito. Por isso, eles se reuniram para fazer o ato e trazer à tona a questão.

No sábado (30) haverá uma continuação da performance no Projeto Raiz Forte – na Rua do Rosário, Centro de Vitória – na data em que se encerra o festival. 

  

Mais Lidas