Referência em educação humanista e inclusiva, a Escola Geração, em Santa Lúcia, Vitória, vai ter um domingo de atividades educativas e culturais, que fazem parte da campanha contra o fechamento do centro de ensino por conta de uma ação movida pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Vários artistas e profissionais se ofereceram para colaborar voluntariamente na ação e visibilizar a questão.
A programação do domingo vai de 14h às 20h, com diversas oficinas, aula pública, venda de comidas e bebidas e shows com Fepaschoal, Transe, Chico Lessa e Juliano Rabujah. Participam também artistas convidados como o grafiteiro Fagundes. Todas as atividades são gratuitas.
O “Open Day” da Geração começa às 15h, quando haverá Aula Pública para abordar Inclusão e Disciplina Positiva com Carolina Brancato, Hedna Bricio, Leila Landgraf e Tamira Viana. No mesmo horário haverá oficinas de Yoga para Crianças (3 a 6 anos), Origami e Contação de Histórias. Às 16h tem oficinas de Teatro de Objetos, Yoga para Crianças (6 a 12 anos), e de Massinha. As oficinas possuem 10 vagas e devem ser feitas inscrições previamente por telefone. Às 17h tem Recreação Infantil, Teatro de Objetos e Crochê de Dedos.
Após as 18h, começa a programação musical. O show de Fepaschoal será dedicado ao público infantil e contará com participação das crianças. O cantor e compositor Chico Lessa foi avisado pelos filhos, que estudaram no colégio sobre a situação, e ofereceu sua solidariedade trazendo um repertório focado em seu trabalho autoral baseado na MPB e no samba de raiz.
O Transe, duo formado por Francesca Pera e Fernando Zorzal, também traz suas composições próprias de seu primeiro disco que ainda está em produção e alguns covers. “Nós estamos na causa da Escola Geração porque a gente acredita na orientação e na pedagogia da escola, que tem um bandeira e um olhar muito diferenciado em relação à inclusão. É um espaço muito ligado às questões humanistas”, diz Francesca.
“Os artistas estão se engajando porque têm relevância para nossa comunidade. É preciso recorrer aos órgãos competentes, mas também sensibilizar a comunidade em geral da importância da Geração. É a partir desse engajamento que se consegue maior representatividade e a partir da união a gente pode lutar por ela como comunidade”.
AGENDA CULTURAL
Grande dia: Salve a Escola Geração
Quando: Domingo (25), de 14h às 20h
Onde: Escola Geração – Rua Constante Sodré, 475, Santa Lúcia, Vitória/ES
PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura
OFICINAS
15h às 16h
Yoga para Crianças – faixa etária de 03 a 06 anos
Marcela Mazzine
Oficina de Origami
Marcia Cristina de Assis
Contação de Histórias
Ana Rita Lustosa
16h às 17h
Oficina de Teatro de Objetos
Ana Rita Lustosa
Yoga para Crianças – faixa etária de 06 a 12 anos
Marcela Mazzine
Oficina de Massinha
Juara Selma Gomes Suprani
AULA PÚBLICA
15h às 17h
Carolina Brancato – Inclusão
Hedna Bricio e Leila Landgraf – Inclusão
Tamira Viana – Disciplina Positiva
17h às 18h
Recreação Infantil – Pé Preto (Jhonata Santos)
Teatro de Objetos – Ana Rita Lustosa
Crochê de Dedos – Carolina Brancato
MÚSICAS
A partir de 18h
Fepaschoal (com participação das crianças)
Transe
Juliano Rabujah
Chico Lessa.