sexta-feira, novembro 15, 2024
28.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Ato cultural prepara para o 8 de março das mulheres capixabas

Oito de março é um dia em que mulheres do mundo inteiro marcham na luta por igualdade e direitos. No Espírito Santo, o ato político já tem local e hora marcadas: 13 horas, na Pracinha de Jucutuquara. Mas antes, acontece o evento cultural #prePARA, com diversas atrações, aliando as artes e as reivindicações femininas. A data é o domingo (4), de 14h às 18h30, no Parque Moscoso, em Vitória.

A Concha Acústica do parque receberá apresentações de grupos femininos ou compostos por muitas mulheres como a batuada do BatuQdellas, o Maracatu Baque Nascente, o rap das Melaninas MC e o pop suingado de Gabriela Brown, além de ciranda com Daniellen Barão.

Segundo Giselle Pereira, uma das organizadoras, a programação foi construída de forma colaborativa por toda organização do 8 de março, buscando envolver crianças e adultos, mulheres e homens. Haverá também apresentação do livro Vem ni mim Lili demorada, de Renata Peixoto, sarau de poesia, e oficinas de cartazes, de teatro do oprimido e de cartas para mulheres encarceradas. O tema das mulheres privadas de liberdades também será abordado numa roda de conversa pela tarde.

“É também um dia de reflexão, de debate e, ainda, de muita movimentação artística e cultural, que tem por objetivo envolver a sociedade capixaba no debate contra a violência e o feminicídio, assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero. E, ao mesmo tempo, de convocar a população para participar da marcha do dia 8 de março”, explica Giselle.

O último festival cultural relacionado com o Dia Internacional da Mulher aconteceu em 2015 embaixo da Ponte da Passagem, com o nome de “Lugar de mulher é onde ela quiser”. No Espírito Santo, o 8 de março é puxado pelo Fórum de Mulheres, mas envolve militantes de partidos políticos, movimentos sociais e mulheres independentes, incluindo mulheres do campo, da cidade, das florestas, quilombolas, indígenas e ribeirinhas.

As principais pautas deste ano são a oposição às reformas Trabalhista e da Previdência, o apoio à legalização do aborto, o enfrentamento ao assassinato de mulheres e à violência de gênero e ao racismo, sexismo, homofobia, transfobia e qualquer tipo de discriminação.

Confira a programação completa do Ato Cultural aqui. 

Serviço:

Ato Cultural – #prePARA

Data: 04/03/2018 (domingo)

Horário: a partir das 14 horas

Local: Parque Moscoso

8 de Março – Mulheres em luto na luta

Data:08/03/2018 (quinta-feira)

Horário: a partir das 13 horas

Local (concentração): Pracinha de Jucutuquara, Vitória 

 

Outras informações:

Site

Instagram

Facebook

Mais Lidas