“Ser indicado ao Prêmio Bibi Ferreira significa muito pra mim. Acompanhei o prêmio desde a primeira edição, sempre torcendo pelos vários amigos e colegas de profissão ali indicados e imaginava a alegria que este momento trazia. Receber este reconhecimento agora me emociona muito pois, várias vezes nesta profissão, nos questionamos ou nos sentimos perdidos. Em um trabalho tão desafiador e ousado quanto 'Lembro Todo Dia de Você', é muito importante ver que estamos nos comunicando com o público e colhendo frutos tão lindos junto ao colegas de profissão”, comenta o ator.
Peça
A peça, dirigida por Zé Henrique de Paula, conta a história de Thiago, um jovem de 23 anos, que descobre o impacto do abandono paterno provocado pela revelação da homossexualidade. A situação de Thiago fica mais difícil quando ele se envolve com um rapaz, contrai o vírus HIV e transmite para o namorado Júlio, que inconformado com a traição abandona o parceiro.
Para este personagem, o ator conta que foi necessário enfrentar a sua própria ignorância quanto ao cotidiano dos jovens soropositivos no Brasil. “Depois de conversar, participar de reuniões, ir a hospitais, fazer exames e conhecer melhor a rotina, compreendi o quanto é necessário que se fale sobre o assunto com mais clareza e que se propague a informação correta, ao invés dos velhos estigmas de medo e preconceito”, afirma o protagonista.
O musical inédito do Núcleo Experimental é baseado em uma história real e teve suas primeiras nuances desenhadas em 2015, quando a diretora musical Fernanda Maia conheceu Rafael Miranda, soropositivo, que revelou os problemas sociais que enfrentava por ser diagnosticado com a doença, como a insegurança, solidão e as frustrações dos jovens.
“Mesmo tratando sobre o HIV, ‘Lembro Todo Dia de Você’ é sobre uma questão mais ampla para mim: o abandono. O abandono que sofremos e o que causamos sobre nós mesmos quando decidimos não honrar, enfrentar as nossas escolhas. Subir ao palco do CCBB foi um exercício diário de encontrar, junto ao Thiago, uma paz para com as escolhas que fizemos e
Prêmio Bibi Ferreira
O Prêmio Bibi Ferreira, o mais importante do teatro musical brasileiro, lançado em 2011, divulgou no início de agosto a lista da quinta indicação. No total, são cerca de 20 categorias e a cerimônia de entrega aos vencedores deverá acontecer em outubro deste ano. As produções foram acompanhadas de junho de 2016 a julho de 2017.
Entre os nomes indicados estão, além de Davi Tápia (ator revelação), profissionais do Núcleo Experimental e do ‘Lembro Todo Dia de Você’ (melhor musical brasileiro), são eles: Anna Toledo (melhor atriz coadjuvante), Zé Henrique de Paula (melhor diretor), Fernanda Maia e Rafa Miranda (melhor letra e música original), Fernanda Maia (melhor roteiro original).