segunda-feira, novembro 18, 2024
27.7 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Audiovisual capixaba: Dinossauros passa por sessão de pré-estreia

 
Eduardo Madeira é um cineasta recém-formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e esteve presente nas primeiras turmas que a universidade formou com o curso de Cinema & Audiovisual. Aos 22 anos de idade, a inexperiência passa bem longe das atuais produções dele – que, por preferência, está mais envolvido nas áreas de direção, roteiro e até produção. Dentre as peças audiovisuais das quais Eduardo já participou, ele destaca O Uivo da Carne na Terra da Luz, em que esteve como roteirista e diretor; além de Calado, do qual fez parte da produção. Ambas as peças foram parar no Festival de Vitória, antigo Vitória Cine Vídeo, um dos festivais de cinema mais relevantes do Espírito Santo. 
 
E, diante de um ficha assim, o jovem prepara-se para o lançamento de mais um curta-metragem. A peça da vez é Dinossauros, um curta de 18 minutos que, mesmo antes de estrear, já chama atenção em redes sociais pela produção bem trabalhada e por trazer na protagonização uma criança, a pequena  Sofia Alcântara. “No curta O Uivo da Carne na Terra da Luz, com a atriz Rejane Arruda, eu descobri que a direção de atores era uma parte do trabalho que me interessava muito. Nesse mesmo projeto conheci a Sofia, que fez uma ponta no filme. O poder que ela tinha de entrar no personagem e entender com muita naturalidade as intempéries do processo de filmagem me deixou encantado. Eu pensei: ‘preciso escrever alguma coisa para essa criança’. Dinossauros nasceu assim, para ela”, explica Eduardo sobre a grande motivação de escrever e dirigir o curta.
 
Mas não só com Sofia o curta é feito, no elenco estrelam ainda Rejane, Markus Konká e o ator mirim Lucca Tamara – além de um elenco de apoio formado por oito figurantes. Dinossauros entra, em primeiro momento, na fase de pré-estreia, período que a equipe técnica usa para colher as percepções do público sobre a obra e absorve a recepção do curta pelo espectador. A pré-estreia será realizada já na próxima segunda-feira (6), às 18h30, no Cine Metrópolis, da Ufes, em Goiabeiras. A sessão é para amigos simpatizantes do projeto, colegas da área do audiovisual e interessados nessa exibição chamada de “sessão-cabine”. A entrada é franca. 
 
A temática
 
Como tema central, o curta apresenta “Lis, uma criança especial envolvida de pitorescas obsessões”. Assim, bem sucintamente, é a descrição da história da peça audiovisual na internet. Não porque a obra ainda passará por modificações – pois de fato a obra já está finalizada –, mas porque tudo o que há para se revelar está unicamente presente no vídeo. “Procurei trabalhar um tipo de narrativa que se aproximasse de um Realismo Fantástico, herança da literatura. As situações inverossímeis ou absurdas são encaradas com naturalidade pela trama, configurando uma indeterminação entre o naturalismo e o surreal”, detalha Eduardo. 
 
E voltando ao assunto da sessão de pré-estreia, para ele o momento é importante, mas há de frisar novamente que o filme já está finalizado, é até possível que mude uma ou outra pequena coisa após as percepções da equipe diante da primeira exibição, mas a proposta maior também se fragmenta em outras. “O que acontece é que o curta nunca foi assistido numa sala de cinema, onde as dinâmicas de som, nitidez e etc. são outras. Queremos observar como essas coisas estão se evidenciando também”, acrescentou. E, por equipe técnica, Eduardo contou com a participação do Coletivo Expurgação, além de alguns amigos da área convidados por ele. 
 
Dinossauros é um curta financiado pelo edital 029/2014, da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), específico para a produção de curta-metragens. Mesmo com o recurso, é comum que cineastas do Estado financiem suas produções audiovisuais a partir de parcerias, como costumeiramente já fez Eduardo.  “Muita gente faz a produção de curtas sem grana aqui no Estado, eu também – e nada garante que o meu próximo não vá ser. O edital é um incentivo interessante pra fazer um negócio bem feito, mas ainda assim temos que contar com muitos interesses, apoios de parceiros e dedicação redobrada pra alcançar um bom resultado” finalizou o jovem.
 
Serviço
 
A sessão de pré-estreia do curta-metragem Dinossauros, de Eduardo Madeira, será realizada na próxima segunda-feira (6), às 18h30, no Cine Metrópolis da Ufes – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A entrada é gratuita. 

Mais Lidas