Na próxima sexta-feira acontece a sexta edição do “Na Cumbuca”, projeto que trouxe para Vitória todo o encanto das grandes gafieiras, bastante conhecidas e difundidas em lugares como São Paulo e, principalmente, no Rio de Janeiro. Badalado nas edições anteriores, o evento levou ao público de Vitória uma nova forma de curtir o samba, ritmo que é tão tradicional no Centro de Vitória.
O baile “Na Cumbuca” acontecerá, mais uma vez, no Terraço Rosário, localizado no Centro da Capital, onde o público poderá desfrutar de um espaço no salão para dançar o samba de gafieira, além de terem a possibilidade de curtir um bom samba de raiz, bater papo e fazer novas amizades. Para não ficar ninguém parado, das 18h às 19h terá um aulão de samba de gafieira, estilo de dança de salão, derivado do maxixe dançado no início do século XX.
Neste ano, o projeto “Na Cumbuca” também conta com aulas de samba de gafieira, toda segunda e quarta do mês de outubro, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). No total, 12 pares foram selecionados pelo Instituto Goia e pelo Mucane para participar. O que eles aprenderam com as aulas será mostrado, em uma apresentação, no dia do baile de gafieira, no Terraço Rosário, onde também receberão seus certificados.
O evento também contará com a banda “Na Cumbuca”, a partir das 19 horas, formada por músicos de altíssima qualidade, e o DJ Renato Vervloet, que terão em seus setlists clássicos do samba, como Noel Rosa, e muito samba rock das décadas de 70 até os dias atuais. A entrada custará R$20,00. O Baile Na Cumbuca conta com o patrocínio da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória.
Samba e boemia
O Centro da Capital tornou-se, há alguns anos, lugar de referência quando se quis ouvir e curtir um bom samba, já que personagens e sambistas famosos, como Papo Furado, sempre deram o tom do local, que é inclusive apelidado de “berço do samba”, por abrigar a escola de samba mais antiga do Espírito Santo, a Unidos da Piedade.
Já faz uns anos que diversos agentes culturais começaram a contribuir com o processo de revitalização e valorização do Centro de Vitória. Bares e eventos voltados para o Samba, como o Samba da Xepa, ajudaram de forma primorosa a difundir o Centro e sua vocação cultural, que engloba também outros ritmos musicais, além de espetáculos teatrais e de dança, e shows musicais. O Centro Histórico também tem um grande potencial turístico, já que as pessoas podem encontrar diversos monumentos históricos, que chegam a datar de 1535.
O Centro de Vitória, mesmo passando por algumas proibições, é ainda o lugar onde a boemia e a forte veia cultural prevalecem, além de ser o local perfeito para bons papos e construir novas amizades.
Serviço
Baile Na Cumbuca – 6ª edição
Data: 03 de novembro (sexta-feira)
Horário: 18h às 19h – Aulão de dança de samba de gafieira com o professor especializado.
Música: Às 19 horas Grupo de samba “Na Cumbuca” e DJ Renato Vervolet – Samba de raiz e samba rock
Local: Terraço Rosário | Rua Barão de Itapemirim, nº200 – Centro, Vitória/ES
Ingressos: R$20,00
Reserva de mesas: 99579-1040
Venda de ingressos antecipados online: https://ingresse.com/bailenacumbuca
Classificação 18 anos