segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Banalidades do cotidiano é tema da exposição Mão ??nica

Um olhar sobre o cotidiano e, a partir daí, a intenção de tirar o espectador do lugar comum. Essa é a proposta da exposição Mão Única, da artista Andreia Falqueto, que foi aberta para o público no dia 27 de janeiro , no Memorial da Paz, Enseada do Suá, Vitória. 
 
A mostra foi contemplada com o prêmio do Edital de Ocupação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e reúne 16 trabalhos inéditos com dimensões e elementos variados, como tela, papel, guache, óleo e vinílica, que retratam desde pessoas até objetos do dia a dia (foto à esq.), como sacolas de lixo, ou então, belas paisagens comuns para quem transita pelas ruas.
 
Influenciada por nomes como Van Gogh, Francis Bacon, Jeff Koons e Ulrich Lamsfuss, Andreia procura despertar diversas sensações no espectador a partir de sua visão particular do espaço em que o homem vive. “É isso que tento gerar com minhas imagens: sensações boas, ruins, tristes, felizes, esperançosas. Depende de quem vê e do que cada um traz em sua história pessoal, pois o que trazemos e o que somos nos relaciona com a forma que vemos o mundo. Serão 16 pinturas que pretendem apenas isso: tirar o espectador do lugar comum e passar um pouco da minha forma de ver o mundo. É uma relação de troca de ideias e emoções, como em uma conversa sincera”, conta ela. 
 
Uma pequena “crise” deu o norte para a artista chegar a esse trabalho. Sem foco durante as aulas de pintura, ela recebeu a dica do professor para que fotografasse as pessoas do seu convívio, já que gostava de retratar a figura humana. “Fui fazendo mais e mais fotos de pessoas na rua, além de captar imagens de objetos deixados ao relento. Percebi, além dos fenômenos em si, grande materialidade, cor e contexto nessas imagens, que depois viraram pintura. Conheci muitas histórias de vida nesse percurso e fiz amigos em diversos meios” explica a artista. 
 
Serviço
 
A exposição Mão Única, de Andreia Falqueto está no Memorial da Paz – Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória. A mostra fica disponível ao público até o dia 28 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados e domingos, das 12h às 16h. A exposição é aberta ao público

Mais Lidas