terça-feira, novembro 19, 2024
23.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Biografia sobre o artista Alvim Barbosa será lançada em Vitória

Poeta, cronista, ator e diretor, Alvim Barbosa se envolveu com diversas formas de arte e contribuiu com a produção cultural de cada lugar por onde passou. Nascido em Minas Gerais, o artista já trabalhou no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e no Espírito Santo, onde fez muitos amigos e participou de diversas peças de teatro até o seu falecimento em 2007.
 
Para narrar sua trajetória artística e fazer com que os amigos relembrem os trabalhos juntos e a nova geração conheça Alvim, sua irmã, Aldair Barbosa, decidiu escrever sua biografia. O livro Silêncio Verde – Vida e Obra de Alvim Barbosa será lançado em Vitória nesta quinta-feira (7), no Theatro Carlos Gomes. 
 
“Procuro contar a história de vida do meu irmão de forma simples, mas entrelaçada com a sua obra. O livro segue uma estrutura linear que vai desde a infância de Alvim até o seu último espetáculo Morto por 30 dias, em 2006, no Teatro Municipal de Vila Velha junto com Alvarito Mendes”, conta Aldair. A obra é escrita em 1ª pessoa, como se Aldair contasse a história para alguém próximo, o livro também é ilustrado e conta com depoimentos de diversos artistas que trabalharam com Alvim.
 
Aldair conta que foram cinco anos de pesquisa, estudando a obra do irmão e entrevistando aqueles que conviveram com ele. “A biografia foi um dos últimos desejos de Alvim, que já havia reunido bastante material para contar a sua história em um livro, só lhe faltava quem escrevesse”, diz a irmã, que decidiu assumir a responsabilidade. 
 
Aldair então se debruçou nesse acervo criado pelo irmão, com fotos, cartas e livros que falavam sobre o seu trabalho em diversos estados do Brasil. “Não sou biógrafa, mas fiz tudo com muito carinho e queria prestar uma última homenagem ao meu irmão e ao grande artista que ele foi”.
 
O livro perpassa todas as peças de teatro e filmes que Alvim participou, além de alguns projetos importantes que ele ajudou a desenvolver. Em 1976, participou da criação e implementação do Projeto Pixinguinha, que levava cantores e compositores consagrados e novos talentos para se apresentarem pelo Brasil. Ele também teve um papel importante na Fundação Nacional de Artes (Funarte). Em 1979 ele mudou-se para Brasília e se tornou coordenador Funarte e se envolveu novamente com música produzindo a Feira Pixinguinha e os projetos Pixingão e Verão Funarte.
 
No Espírito Santo ele trabalhou com muitos atores, que se tornaram amigos e grandes fãs do trabalho de Alvim. Entre eles estão Suely bispo, Cesar Huapyam, Paulo de Paula, Roberto Claudino, Jackson Leão e Rosi Andrade, que estarão presentes no lançamento e na ocasião irão recitar alguns poemas do amigo. 
 
O ator e diretor de cinema e teatro Luiz Tadeu Teixeira também trabalhou com Alvim e o conheceu na década de 70, quando o ator ainda morava no Rio de Janeiro, alguns anos depois se reencontraram em Vitória. “Fizemos muitas peças juntos, mas me lembro muito bem do espetáculo O Caso Rosenberg, que conta a história do casal judeu que foi acusado de vender aos soviéticos os segredos da bomba atômica. Eu dirigi a peça e interpretei o advogado de defesa e ele o advogado de acusação e nos tínhamos um debate em cena incrível. A peça teve muita repercussão na época e ficamos em cartaz no Carlos Gomes por muitas semanas”, relembra Luiz Tadeu. 
 
“A presença dele em vitória foi muito importante, primeiro pela pessoa generosa que ele era e por sua história de vida. Ele já trabalhou com Procópio Ferreira, Ziembinsky, Leonardo Vilar, Regina Duarte, Fernanda Montenegro, Norma Benguel e pode compartilhar toda a sua experiência com os artistas capixabas”, completa o diretor.
 
Aldair Barbosa confirma a admiração que os amigos tinham pela dedicação e pelo profissionalismo de Alvim, “acredito que o seu legado foi esse amor pelas artes cênicas. Ele tinha um profundo respeito pelo público e por isso se integrava ao seus personagens”, afirma. 
 
Serviço
 
O livro Silêncio Verde – Vida e Obra de Alvim Barbosa será lançado nesta quinta-feira (7), às 20h, no Theatro Carlos Gomes. A obra será vendida por R$ 20,00

Mais Lidas