Na noite de dia dos namorados, o Bistro Romantique recebe vários casais e pessoas esperando por seus amados. Entretanto, no filme, nada sai como esperado. Pascaline (Sara De Roo), a dona do restaurante ,tem 40 anos e se sente solitária, mas nessa noite em especial recebe uma surpreendente e ousada proposta de um amor do passado.
Em Bistro Romantique, diversas histórias acontecem paralela a de Pascaline. Entre elas, uma dona de casa, Roos (Barbara Sarafian), informa ao marido Paul (Filip Peeters) que tem um amante e a cinquentona Mia (Ruth Becquart) pensa em suicídio, ainda fragilizada por um término. Nas mesas, também há um jovem casal apaixonado, que não se importa em demonstrar toda a afeição, e outro em em crise após décadas de relacionamento.
Dividido em capítulos que carregam nos títulos os nomes dos pratos, o ritmo da comédia romântica é bem desenvolvido e a transição entre uma história e outra acontece de forma natural. O filme acompanha desde a abertura até o fechamento do bistrô, e conforme a noite avança, o clima entre os casais também chega a um desfecho.
O roteiro de Jean-Claude Van Rijckeghem é baseado em situações banais que acontecem em todos os relacionamentos, o frescor do início até os desentendimentos do final.
Serviço
Bistro Romantique (Brasserie Romantiek, Bélgica, 2014, 14 anos, 100 minutos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 19h15