Foi lançada na tarde hoje (2), no portal da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o site de acervo online da Galeria Homero Massena (GHM). O espaço foi apresentado como uma plataforma que tem por objetivo disponibilizar o acervo de obras para a consulta na internet.
Em formato de blog, o site é simples, não apresenta nenhuma estrutura dinâmica ou mais trabalhada visualmente e se fragmenta em postagens de obras por artistas, como André Magnago, Isabel Braga, João Câmara, Timothy Sullivan (imagem de capa) e Maria Emília Campos, Jonir Figueiredo (imagem à esq.) entre diversos outros.
O blog já tem várias postagens e apresenta detalhamentos oficiais de cada obra exposta como título, técnica utilizada, dimensões e um breve currículo sobre o artista. A proposta, de acordo com a Secult, é que o site facilite o trabalho dos pesquisadores em artes visuais e seja ferramenta acessível a todos os interessados. O site seguem com postagens semanais acerca das obras.
O acervo da Galeria Homero Massena é formado por fotografias, desenhos, gravuras, pinturas, esculturas e objetos. São doações de artistas que realizaram exposições de artes plásticas no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, de 1973 a 1977; na Galeria Homero Massena, de 1977 a 2012; além de extinta Galeria Álvaro Conde, de 1986 a 1991.
Atividades
Apesar da chegada do site da Galeria, o espaço físico está temporariamente fechado até 15 de junho, para a montagem de uma nova exposição, intitulada Impressões do Acervo, que será oficialmente aberta no dia 16 desse mês, às 19h, e seguirá em exibição até 22 de agosto.
A exposição será formada por obras de xilogravura, litogravura, linoleogravura, gravura em metal e serigrafia; Entre os autores dessas peças estão Clarice Jaeger (imagem à esq.); Eimir Fonseca; Evandro Carlos Jardim; Frans Krajcberg e Herculano Ferreira, entre diversos outros.
Impressões do Acervo será formada também por atividades acerca da gravura oferecidas ao público, como o Encontro de Formação em Arte Contemporânea, para educadores em atuação; a Roda de conversa – O papel da ação educativa diante do desafio da acessibilidade e da inclusão em exposições de artes visuais; e a Oficina para pequeninos – Gravura; além de outras oficinas de gravura voltadas para outros tipos de público.
Serviço
– O site do acervo online da Galeria Homero Massena está disponível no seguinte endereço: www.acervoghm.blogspot.com.br
– A nova exposição da Galeria, Impressões do Acervo, será aberta no próximo dia 16, às 19h, na GHM – Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Centro de Vitória.